Pela primeira vez um jogo entre internos do regime semiaberto ocorreu fora de uma unidade prisional de Belém. Visando a promoção da reinserção social, a Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe), com apoio da Igreja Universal, realizou no último sábado (30) o 1º Torneio de Futebol para os internos custodiados no Centro de Progressão Penitenciária de Belém (CPPB). A disputa ocorreu no Ginásio Altino Pimenta, em Belém. A entrada foi um kit de material escolar, composto por caderno, lápis, caneta, borracha e outros itens.O evento contou ainda com a parceria da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJEL).
O reeducando Dilberto de Jesus, cinegrafista, comemora o evento e afirma que está é uma grande oportunidade para eles mostrarem que estão seguindo um novo rumo na vida. "Estamos realizando um sonho com essa oportunidade. Uma forma de recomeçar, voltar para a sociedade. Neste jogo estamos fazendo a diferença", afirma. Dilberto contou com a presença e a torcida da esposa, Cristiane Reis, técnica em enfermagem. "Nossa presença é fundamental. A família dá aconchego e assim eles se tendem mais confortáveis. A reinserção é importante para que eles tenham autoestima e possam melhorar cada vez mais", pontua.
Para o diretor do CPPB, Moacyr Freitas, esse evento foi muito bom para a unidade e os reeducandos. "O sistema prisional está sendo muito criticado na sociedade e com isso conseguimos mostrar que a reinserção social existe e que nós fazemos parte disso. Por meio do esporte, educação e trabalho, conseguimos mudar a realidade das pessoas encarceradas", destaca.
De acordo com o Diretor de Reinserção Social da Susipe, Belchior Machado, além da educação e do trabalho, o esporte é uma ferramenta de ressocialização, no qual as pessoas privadas de liberdade têm a oportunidade de desenvolver o senso de coletividade, de construir em equipe um resultado positivo. "Esses elementos despertam no ser humana a vontade de viver em sociedade de forma pacífica, longe da criminalidade. O Torneio foi um sucesso, e esperamos realizar outros com o mesmo entusiasmo", afirma.
Os internos custodiados na CPPB estão em regime semiaberto, trabalham fora durante o dia e retornam à unidade para dormir. Oitenta internos vão participar do evento, que será aberto aos familiares. Foram oito times divididos por eles e os primeiros colocados receberam medalhas e trófeus. Além disso, cestas básicas foram sorteadas.
Por Vanessa Van Rooijen / Foto: Akira Onuma.