Para tratamento, combate e prevenção da tuberculose, internos de diversas unidades penais do Estado participaram do concurso de cartazes em alusão ao dia "D" de Combate à Tuberculose, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), por meio das diretorias de Assistência Biopsicossocial (DAB) e Reinserção Social (DRS).
O dia "D" de Combate à Tuberculose foi instituído desde 2016 na Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) e foi criado com o intuito de ressaltar a necessidade de fomentar os procedimentos operacionais de controle da tuberculose e estabelecer um cronograma regular de atividades educativas em saúde (palestras, oficinas de arte e concursos), que sensibilize servidores e pessoas privadas de liberdade, para maior efetividade nas ações de controle da doença.
Os trabalhos são compostos por desenhos e textos informativos com ênfase na prevenção, contágio e tratamento da tuberculose. Segundo a diretora de Assistência Biopsicossocial (DAB), Ana Paula Frias, a criação do evento foi uma maneira de ajudar na identificação da doença e assim garantir prevenção e melhor tratamento. “O evento nasce da motivação e sensibilização da PPL sobre a necessidade de tratamento da tuberculose, desmistificando os componentes que faziam com que a doença fosse subnotificada, pois muitos tinham medo de buscar o tratamento. Assim, pensou-se num dia D exclusivo da campanha que usasse a arte, somente para os privados de liberdade, coisa que não havia e não há em outros estados da federação onde as campanhas são nacionais e ocorrem somente no dia 24 de março, que é o Da Mundial de Combate da TB”, afirmou.
Os vencedores deste ano serão premiados com cestas básicas, que serão entregues às famílias. Os vencedores são: José Rafael Almeida da Silva, do Centro de Recuperação Regional de Abaetetuba (CRRAB); Fábio Roberto Ribeiro Sena, do Centro de Recuperação Penitenciário do Pará III (CRPP III); Robson Leandro, da Central de Triagem da Marambaia (CTMAB); Gledson da Silva Corrêa, do Centro de Recuperação Regional de Salinas (CRRSAL); Clodoaldo Marques, da Central de Triagem Metropolitana IV (CTM IV); André Luiz Pantoja Magno, da Cadeia Pública de Jovens e Adultos (CPJA).
Por Fernanda Cavalcante, sob orientação de Vanessa Van Rooijen.