Pessoas privadas de liberdade irão fomentar economia de Castanhal com a produção de mudas de plantas

Enviado por yasmin.cavalcante em Sex, 27/01/2023 - 15:10

 

A produção futura atenderá a demanda das mais de 40 indústrias de beneficiamento do açaí que existem na cidade

 

Foto: Uchoa Silva /NCS Seap

 

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária firmou parceria com a prefeitura do município de Castanhal, no nordeste paraense, com o objetivo de  promover a produção de mudas de açaí, plantas ornamentais e medicinais, que serão doadas a produtores de Castanhal. A produção ocorrerá na área da Colônia Penal Agrícola de Santa Izabel (CPASI). O convênio de cooperação foi firmado através de representantes da Diretoria de Reinserção Social (DRS) com o vice-prefeito de Castanhal, Ênio Monteiro, e o titular da Secretária Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Agrário (Semada), Gabriel Titan, nesta terça-feira (24). 

 

A produção futura atenderá a demanda das mais de 40 indústrias de beneficiamento do açaí que existem na cidade, que fica a 60 quilômetros da capital, Belém. A produção também engloba mudas para reflorestamento e horticultura, além de serviços de limpeza e manutenção de escolas públicas e vias públicas, utilizando a mão de obra de internos da CPASI.

 

Na avaliação do diretor da CPASI, Alberto Neto, a busca por parcerias tem sido determinante na gestão da SEAP, através da DRS e na busca pela ressocialização dos custodiados ao sistema penitenciário do Pará.  


“Temos buscado parcerias que fomentam instrumentos, mecanismos, que vão trabalhar esse processo de ressocialização da pessoa privada de liberdade. Essa parceria que nós estamos construindo, esse relacionamento com a Semada, ele vem fortalecer ainda mais esse processo”.

 

Alberto pondera que há uma perspectiva muito grande de atender não só o público PPLs, mas a comunidade da microrregião de Castanhal, que faz limite com outros sete municípios. “Com isso, inserimos os custodiados e fazemos ele se sentir parte desse processo com a comunidade em geral, principalmente com os produtores rurais que são o foco da secretaria de agricultura”.

 

O vice-prefeito de Castanhal, Ênio Monteiro, destaca que a parceria com a Seap, além de promover a economia do município e de outros da região, contribuirá e muito para a ressocialização das Pessoas Privadas de Liberdade (PPLs) que estão custodiadas na CPASI.

 

“Isso permitirá uma ocupação aos internos, para que eles possam desenvolver um pensamento para fora (da prisão), se capacitar e também produzir para a população, não só de Castanhal, mas para outros municípios do estado. Com o trabalho eles vão se sentir valorizados e vão pensar em ter outra vida, de ter oportunidades para terem uma vida nova posteriormente”, afirmou o vice-prefeito.

 

Oportunidade - Além de abrir espaço para as pessoas privadas de liberdade ajudarem no plantio, simultaneamente ocorre a remissão de pena para o custodiado, lembrou o coordenador de reinserção da CPASI. “Eles nos darão toda a estrutura de viveiros, sombrite, as mudas já germinadas. Então teremos, no futuro, as mudas que serão destinadas a eles e uma parte para nós, para que possa ser feita essa distribuição do que será produzido na CPASI. Vai beneficiar a todos”, concluiu o coordenador.

 

Texto: Márcio Sousa/NCS SEAP