SEAP promove qualificação de tiro para integrantes do CIME e COBRA

Enviado por yasmin.cavalcante em Seg, 06/02/2023 - 13:47
Foto: Uchoa Silva /NCS Seap
Foto: Uchoa Silva /NCS Seap

 

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) vem realizando a reciclagem e qualificação de seus Policiais Penais com os novos armamentos que foram adquiridos pela secretaria em substituição aos que vinham sendo utilizados. Mais uma turma concluiu ontem o curso de qualificação com o fuzil T4 Taurus e pistola Beretta ATX. As aulas vêm sendo realizadas no Centro de Treinamento de Instruções Especializadas (CIESP), no Complexo Penitenciário de Santa Izabel.

 

Hoje a turma com 23 Policiais Penais que integram o Comando de Operações de Busca e Recaptura (COBRA) e da Central Integrada de Monitoramento Eletrônico (CIME) encerrou o período de qualificação após o período de aulas teóricas, de montagem e desmontagem dos armamentos, culminando nas aulas práticas de tiro no stand do CIESP.

 

O instrutor, policial penal A. Lopes, integrante do Grupo de Operações Penitenciárias (GAP), informa que foram seis dias de aulas para os 23 policiais da nova turma. Ele informa que a primeira etapa do curso é destinada a parte teórica para o conhecimento dos armamentos, posteriormente os fundamentos do tiro, e o manuseio das armas.

 

Nesta penúltima etapa, os alunos conhecem todos os mecanismos do armamento, tanto do fuzil T4 quanto da Beretta. Os policiais envolvidos no treinamento passam pelas aulas de conhecimento, montagem, desmontagem, manutenção e limpeza das armas, e por último a prática de tiro. O instrutor acrescenta que o curso é uma qualificação para o uso desses equipamentos bélicos no cotidiano das unidades e nas ações desenvolvidas pelos policiais.

 

“Esse curso é uma habilitação para o uso desses armamentos, pois, após a entrega dessas novas armas pela SEAP, muitos policiais ainda não receberam o treinamento para utilização desse armamento”, explicou A.Lopes.

 

O policial penal Edson, integrante do COBRA, o curso de qualificação é de extrema importância para todos os policiais, principalmente para quem atua no dia a dia fora das unidades prisionais. Para ele, é fundamental que esse tipo de treinamento seja continuado para um aperfeiçoamento cada vez maior dos policiais penais.

 

“O treinamento é muito importante pra gente porque estamos sempre na linha tiro fazendo busca e recaptura. Essa capacitação só tem a somar para a nossa tropa”, argumenta Edson.


Valorização - A policial penal Moraes, ressalta que a qualificação valoriza o servidor através da capacitação e da instrução. “Traz pra gente uma melhora, um aperfeiçoamento, tanto no manejo no ambiente prisional, que é o nosso local de trabalho, quanto externamente falando, em nível de sociedade. Faz com que a gente tenha segurança no combate, no enfrentamento e no autocuidado”, concluiu a policial.

 

Texto: Márcio Sousa – Núcleo de Comunicação Social (NCS/SEAP)