Compor um grupamento de elite é um sonho de muitos policiais penais que integram as forças de segurança pública do Estado. No último dia 03 de abril, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) abriu as inscrições para o Processo Seletivo Interno (PSI) que busca selecionar policiais penais para integrar o Grupo de Ações Penitenciárias (GAP).
O Grupo de Ações Penitenciárias (GAP) é um grupamento especial de elite da Seap, treinado para agir especialmente em intervenções e situações extremas. O GAP é responsável por manter a ordem, a disciplina e o estrito cumprimento do manual de procedimentos operacionais em todas as 51 unidades prisionais do Estado, além de realizar a defesa da unidade prisional no caso de tentativa de resgate de presos.
Para participar do processo seletivo, os policiais penais interessados devem realizar as suas inscrições de forma on-line por meio de formulário disponível no site da Seap (link: https://bit.ly/3zXHHmm), até às 23h59min do dia 20 de abril de 2023, prazo de encerramento das inscrições. Os documentos relacionados no edital devem ser enviados, preenchidos e assinados, dentro do prazo estabelecido.
Após o término do prazo de inscrições, os candidatos habilitados passarão por 6 fases classificatórias e de eliminação, compostas por: Análise Curricular, Investigação Social, Exame Médico, Teste de Aptidão Física, Entrevista Psicológica e o Curso de Ações Penitenciárias. A última fase é o curso para capacitação e formação técnica dos candidatos que irão integrar o GAP.
Estão aptos a concorrer ao processo seletivo os policiais penais do quadro efetivo da Seap, com experiência mínima de 01 (um) ano no cargo. O edital do PSI foi divulgado no último dia 31 de março e oferta ao todo 80 vagas para o curso, que será executado pela Escola de Administração Penitenciária (EAP).
Com duração prevista de 50 dias, o 'I Curso de Ações Penitenciárias’ será realizado de forma presencial, com aulas ministradas por instrutores capacitados sobre as técnicas do sistema penitenciário. As aulas presenciais irão ocorrer no Centro de Treinamento de Instruções Especializadas (CIESP), nas dependências do Complexo Penitenciário de Americano, em Santa Izabel.
O resultado final definitivo dos aprovados no PSI será divulgado no dia 30 de junho deste ano. Os policiais penais que forem classificados irão ingressar nas turmas no final do primeiro semestre letivo de 2023, com início das aulas previstas para o mês de julho.
Para mais informações, os candidatos interessados devem acessar o edital disponível no link: https://bit.ly/3UAHyiu.
Texto: Paula Magalhães - Núcleo de Comunicação Social / SEAP