Seap realiza campanha de multivacinação para servidores

Enviado por yasmin.cavalcante em Qua, 19/04/2023 - 09:40

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) iniciou nesta terça-feira (18) uma campanha de multivacinação para os servidores. O serviço segue disponível até hoje, dia 19 de abril e é fruto de uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma). 

 

Dentre as vacinas ofertadas estão a bivalente contra a covid-19 e o imunizante contra o vírus da influenza. A ação faz parte do planejamento da Coordenadoria de Assistência e Valorização do Servidor (CAVS) e tem como objetivo a preocupação com a qualidade de vida e de saúde dos servidores e no bem coletivo por meio da prevenção de doenças.

 

Foto: Uchoa Silva /NCS Seap
Foto: Uchoa Silva /NCS Seap

 

“A CAVS entrou em contato com a Sesma para viabilizar a campanha e atenderam o nosso pedido. Organizamos a campanha e a questão estrutural que foi solicitada. A Sesma trouxe uma equipe técnica de vacinadores, mas parte da equipe da CAVS também participou. Contamos com a presença dos personagens do Zé Gotinha e da Maria Gotinha, que buscaram incentivar a adesão dos servidores a campanha, que terá outras edições”, afirmou a coordenadora da CAVS, Elainne Lobo.

 

A orientação para receber a vacina bivalente é ter completado o esquema de imunização composto por duas doses (1° e 2° dose). Ao final do primeiro dia 390 doses foram aplicadas, sendo 216 da influenza e 174 da bivalente, essa diferença se deu por conta da de uma pequena resistência em relação a vacina da covid-19.

 

A vacina bivalente possui uma especificidade, como explica a enfermeira da Sesma Maísa Brito. “A bivalente é uma vacina que vem com uma seringa específica, então a aspiração do frasco precisa ser correta porque se não podemos perder a dose, a seringa e todo o trabalho de equipe”, disse.

 

Na avaliação da enfermeira Jucenira Farias a alta adesão dos servidores foi resultado da divulgação de educação e saúde nos setores da Seap. “Tivemos uma boa aceitação dos colaboradores, a expectativa é que amanhã mais pessoas venham porque lidamos com a saúde pública e coletiva. Então fazer a prevenção com os servidores dentro do ambiente de trabalho faz com que eles sejam nossos multiplicadores lá fora”, disse.

 

Para Gabriel Sarmento, estagiário de administração da Diretoria de Reinserção Social, a campanha no ambiente de trabalho facilita a imunização. “Achei interessante a campanha de vacinação aqui. Gostei da iniciativa porque às vezes o servidor não tem tempo de ir nos postos para tomar a vacina, ou chega lá e está lotado”, conta.

Texto: Yasmin Cavalcante / NCS Seap