Na última quarta-feira, dia 25, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) realizou uma apresentação do sistema de interoperabilidade desenvolvido por sua equipe de desenvolvimento de sistemas. O evento contou com a presença da turma de Segurança de Informação da Universidade Estadual do Pará (UEPA), ministrada pelo professor e coordenador de cursos de engenharia de software, Wanderson Quinto.
Durante a apresentação, foi destacado o SEAUTH (Serviço de Autenticação via Hardware), uma aplicação multiplataforma especializada em estabelecer integrações seguras entre sistemas, permitindo a conectividade via internet.
Essa aplicação pode integrar diversos órgãos do Estado do Pará de forma eficiente, econômica e, acima de tudo, segura, eliminando assim a necessidade de dispendiosas infraestruturas físicas para garantir a proteção das informações. Um dos principais diferenciais do SEAUTH é a criptografia de ponta a ponta aplicada em todos os dados transmitidos pela aplicação, reforçando a confidencialidade e a integridade das informações em trânsito, isso garante que as comunicações entre os sistemas sejam protegidas contra possíveis ataques e interceptações indesejadas.
No âmbito da SEAP, o SEAUTH já está sendo utilizado na integração dos sistemas SIGP e INFOPEN, proporcionando maior eficiência e segurança no gerenciamento de informações penitenciárias. Além disso, a aplicação despertou o interesse da Universidade Estadual do Pará, sendo objeto de estudo pelos alunos do curso de segurança de dados no campus de Redenção.
Wanderson Quinto, professor e coordenador de cursos de engenharia de software, explica qual é a importância desse tipo de ação para os alunos.
“A apresentação tem um impacto positivo na medida que ela venha a somar esforços com o conteúdo em sala de aula já desenvolvido, e quando os alunos podem fazer uma ligação entre o que foi estudado em sala de aula e ver que as mesmas estratégias e os mesmos conteúdos da sala foram utilizados pela equipe de desenvolvimento da plataforma, o que vem então a impactar positivamente no reforço da metodologia que nós estamos trabalhando na universidade e impactar também positivamente na aquisição e fortalecimento do conhecimento deles para essa matéria específica”, disse Wanderson Quinto.
O desenvolvimento do sistema foi realizado pela equipe de programadores da SEAP, liderada por Alexandre Santana, Coordenador de Desenvolvimento de Sistemas. Os desenvolvedores Bernardo Correa e Wanderson Borges também foram peças fundamentais no processo de criação e aprimoramento do SEAUTH. A equipe é também responsável pelo desenvolvimento do SIGP.
SIGP- O Sistema de Gestão de Pessoas (SIGP) é um sistema abrangente encarregado de gerenciar a vida funcional dos servidores da Seap. Através dele, é possível emitir diversos documentos, como declarações de vínculo e tempo de serviço, entre outros documentos internos. Além disso, o sistema oferece recursos de consulta e registro, simplificando assim a gestão de pessoal.
Waldilson Colins, diretor da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), explica como a plataforma tem ajudado nos processos diários da secretaria.
“O Sistema de Gestão de Pessoas (SIGP) é um marco fundamental para a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária. Essa ferramenta multifacetada abrange diversos módulos que desempenham papéis cruciais na eficiência, transparência e segurança das operações penitenciárias. Em resumo, o SIGP é uma ferramenta abrangente e integrada que desempenha um papel vital na gestão de recursos humanos, na eficiência operacional e na transparência da Secretaria.”, disse o diretor.
Texto: Kaila Fonseca (NCS Seap)