Seap promove ciclo de conversas sobre o Outubro Rosa em unidade penal
Seap promove ciclo de conversas sobre o Outubro Rosa em unidade penal
Enviado por
yasmin.cavalcante
em
Sex, 27/10/2023 - 13:36
As ações em alusão ao Outubro Rosa desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) alcançaram as servidoras da Unidade Penitenciária de Segurança Máxima I (UPMAX I), no Complexo Penitenciário de Santa Izabel. O ciclo de palestras, realizado na última quinta-feira (26), abordou o tema "Cuidados e Ações Preventivas ao Câncer de Mama" levou informações importantes a respeito das medidas de prevenção ao câncer.
A Coordenadoria de Assistência e Valorização do Servidor (Cavs), setor vinculado à Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) da Seap, levou duas servidoras para o ciclo que debateu educação e saúde, e alimentação como forma de prevenção de doenças crônicas.
Foto: Divulgação
Jucenira Farias, enfermeira da Cavs, alerta para os sinais e sintomas que as mulheres devem prestar atenção. Ela ressalta que o exame de mamografia, que é capaz de detectar o câncer, é realizado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“Fomos na unidade compartilhar com as servidoras a importância de realizar a mamografia anualmente para que ocorra a detecção precoce. Fora isso, é educação e saúde, apresentamos os sinais e sintomas de possíveis situações que podem ocorrer na mama, como um nódulo, um cisto ou alguma lesão cutânea na pele, para que elas reconheçam e possam buscar ajuda especializada com o mastologista”, afirma Farias.
Foto: Divulgação
Além de disseminar o conhecimento, através das medidas preventivas relacionadas ao câncer de mama. A adoção de hábitos saudáveis também é fundamental nesse processo. Para Lidiany Serrão, nutricionista da Cavs, a prevenção e o estilo de vida influenciam no desenvolvimento de doenças crônicas.
“Nossa ferramenta de trabalho é a prevenção, então nada mais justo do que falar sobre alimentação, porque a comida influencia todas as doenças de curso crônico, como diabete, hipertensão, doença cardíaca e o câncer. As pessoas precisam entender que é melhor prevenir através de condutas e escolhas diárias mais saudáveis do que você remediar”, diz Serrão.