Seap promove evento Alusivo ao Outubro Rosa

Enviado por kaila.fonseca em Sex, 20/10/2023 - 16:35
0
Foto: Divulgação

 

Na manhã desta sexta-feira (20), a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), por meio da Coordenadoria de Assistência e Valorização do Servidor (CAVS), realizou um evento alusivo a campanha Outubro Rosa, na sede da Escola de Administração Penitenciária (EAP). A programação teve como tema "Cuidados e Ações Preventivas ao Câncer de Mama" e contou com a presença dos Residentes de Oncologia e Ciências Médicas da Universidade Federal do Pará (UFPA).

 

O público-alvo foram os servidores das Diretorias da Sede e das Unidades Penais da área metropolitana até Castanhal. A programação recebeu uma adesão significativa, o que demonstra o apoio dos gestores que compreendem a importância das ações desenvolvidas pela instituição.

 

Elainne Lobo, coordenadora da CAVS, explica a importância desse tipo de programação para a conscientização da campanha contra o câncer de mama. "A programação teve bastante adesão e isso se deve ao apoio dos gestores que vem compreendendo a importância de ações de prevenção como essa que estamos desenvolvendo em nossa instituição.  O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o câncer de mama, com o objetivo de alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença, onde com a prevenção, podemos reduzir os riscos de desenvolver câncer de mama e aumentar as chances de cura", disse a coordenadora.

 

O “Outubro Rosa” é uma campanha que surgiu na década de 90 e tem o objetivo compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.

 

A SEAP, em parceria com os Residentes de Oncologia e Ciências Médicas da UFPA, proporcionou aos participantes do evento informações sobre os cuidados e as medidas preventivas relacionadas ao câncer de mama. A iniciativa busca disseminar o conhecimento e incentivar a adoção de hábitos saudáveis, além de destacar a importância da realização regular de exames e da busca por assistência médica adequada.

 

Sheila do Carmo, policial penal lotada no Unidade Penitenciária de Segurança Máxima I (Upmax I), fala sobre como essa programação é necessária para informar as servidoras sobre a importância da autoanalise no combate contra o câncer de mama. "Para mim foi extremamente importante porque passei por essa experiência do câncer de mama e quando eu vejo a instituição trazendo essas informações que, por mais que você participe de outros eventos, você sentir na pele é bem diferente. Então isso demonstra a preocupação com as servidoras. Nós temos muitas mulheres fortes, mas para ser forte precisa ter saúde. Então essa iniciativa trouxe bastante informação nos preparando para cada vez mais manter nossa saúde em dia e superar, se for o caso, de uma situação como essa do câncer de mama, como eu superei", finalizou Sheila Carmo.

 

Texto: Kaila Fonseca (NCS Seap)