Seap promove curso de atualização voltado para Terapeutas Ocupacionais que atuam nas unidades

Enviado por yngrid.bandeiras em Qua, 18/10/2023 - 12:13

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária promoveu um curso de atualização voltado para Terapeutas Ocupacionais com a temática "Terapia Ocupacional e Tecnologia Assistiva no Sistema Penal". O curso foi ministrado pelo terapeuta ocupacional e residente em Urgência e Emergência no Trauma na Universidade do Estado do Pará (UEPA), Carlos Roberto e reuniu os servidores que atuam na área.

 


A Tecnologia Assistiva (TA) é um termo utilizado para identificar recursos e serviços voltados às pessoas com deficiência visando proporcionar a elas, autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.  Apesar de ser uma área pouco explorada no contexto das pessoas privadas de liberdade, tem se mostrado um campo de trabalho onde o Terapeuta Ocupacional agrega conhecimentos técnico-científicos a fim de manter ou melhorar as habilidades funcionais, e assim preservar autonomia e independência do custodiado.

 


Thais Santalices, coordenadora de Psicologia e Terapia Ocupacional da Seap, falou sobre a importância desses cursos para os profissionais da área. "A Diretoria de Assistência Biopsicossocial (DAB), entende ser de suma importância a qualificação dos servidores da SEAP, a partir da utilização de espaços coletivos de socialização de conhecimentos, aprendizagens e integração entre os técnicos. Esse evento de atualização para os Terapeutas Ocupacionais da SEAP foi pensado a partir das demandas apresentadas por eles nas reuniões técnicas", explicou a coordenadora.

 

 

Foto: Divulgação

 

A programação foi também uma ação alusiva ao Dia do Terapeuta Ocupacional, celebrado no dia 13 de Outubro. Os eventos promovidos pela Diretoria de Assistência Biopsicossocial (DAB) são direcionados para os técnicos que trabalham com a saúde dentro da unidade penal e visam a troca de experiência, além de alinhamento das técnicas utilizadas. O curso foi realizado na última quarta-feira (11), na sede da Escola de Administração Penitenciária (EAP), da Seap.

 

A Seap conta com 15 terapeutas ocupacionais trabalhando nas unidades penais, entre eles está Lenicy Pina, terapeuta ocupacional da Unidade de Custódia e Reinserção de Castanhal (UCR Castanhal). Lenicy participou do curso e explicou a importância desse tipo de ação para a formação dos profissionais da Seap.

 

"Foi um evento importante, visto que esta capacitação específica na área da Terapia Ocupacional possibilita abrir discussões e possibilidades de implantação de ações, onde garanta assistir necessidades do custodiado no que demande maior funcionalidade e autonomia nas atividades de vida diária, como as educacionais e laborais dentro do contexto prisional", disse Lenicy Pina.

 

Texto: Kaila Fonseca - Estagiaria NCS Seap

 

Foto: Divulgação