Escritório Social faz reunião com a Sehab para alinhar as demandas
Escritório Social faz reunião com a Sehab para alinhar as demandas
Enviado por
yasmin.cavalcante
em
Qua, 18/01/2023 - 13:51
Foto: Yasmin Cavalcante / NCS Seap
Para levar cada vez mais serviços para seus usuários, a equipe de gestão do Escritório Social se reuniu com a Secretaria de Habitação de Belém (Sehab) para dialogar e estabelecer os encaminhamentos das pessoas egressas do sistema penitenciário com moradia irregular para o Programa Viver Belém - Minha Casa, Minha Vida.
Atualmente 80 pessoas atendidas pelo Escritório estão aptas para fazer o cadastro no site do Viver Belém, 10 delas já estão no sistema. "Na medida do possível vamos contribuir com a demanda do Escritório, para que a gente possa encaixar nossos serviços com a necessidade deles", diz Nadja Moraes, diretora do departamento social da Sehab.
O principal caminho para participar do programa é através de um pré-cadastro realizado no site do Viver Belém, cabe a prefeitura fazer o sorteio dos pré-selecionados, e encaminhar as documentações para processamento e análise social e financeira. Na hipótese de uma pessoa sorteada não estar apta ao programa, há sobra de vagas e a Sehab pode indicar alguém a partir das solicitações de outras secretarias, desde que a mesma esteja em vulnerabilidade social, siga os critérios estabelecidos e apresente um parecer da assistente social e outro socioeconômico.
Nesse sentido, existe 3 critérios de seleção, renda familiar de até R$1.800 reais, não ter moradia própria e nem ter sido contemplado em nenhum programa de natureza habitacional, como cheque moradia.
"A partir dessa reunião conseguimos entender quais são as limitações do programa e agora que já sabemos como funciona o fluxo de atendimento podemos orientar nossos usuários da melhor forma", assegura Manuela Rodrigues, responsável pela coordenadoria de assistência ao egresso e família (Caef).