Autocuidado e informação marcam oficina da SEAP sobre o câncer de mama

Enviado por fernanda.ferreira em Qui, 23/10/2025 - 19:47

 

A iniciativa proporcionou um espaço de diálogo e acolhimento para servidoras, reforçando a importância da prevenção e da saúde emocional.

 

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), por meio da Coordenadoria de Assistência e Valorização do Servidor (CAVS), realizou, na tarde desta quinta-feira (23), a Oficina Temática do Mês de Outubro, com o tema “Prevenção e Enfrentamento do Câncer de Mama”, em alusão à campanha Outubro Rosa. O encontro reuniu servidores de diversas unidades do sistema prisional em uma roda de conversa voltada à conscientização e ao autocuidado.

 

O momento foi marcado pela troca de experiências, informações e orientações sobre a importância da detecção precoce da doença, além de reflexões sobre hábitos de vida saudáveis e o cuidado com a saúde emocional.

 

A oficina integra o calendário de ações mensais da CAVS, que tem como propósito promover o bem-estar físico e mental dos servidores do sistema penitenciário. A coordenadora da CAVS, Thais Santalices, destacou o papel da iniciativa como ferramenta de cuidado e valorização.

 

“Promover momentos como esta oficina é uma forma de valorizar nossas servidoras, incentivando o autocuidado e a informação. Quando falamos em prevenção, estamos falando de cuidado, amor à vida, à família e a si mesma. Queremos que cada mulher se sinta acolhida, orientada e consciente de que cuidar da saúde é um ato de força e responsabilidade”, pontuou.

 

O palestrante Charles Santos, representante do Conselho de Enfermagem e pós-graduado em oncologia clínica, reforçou a importância da prevenção contínua e do acesso à informação como forma de salvar vidas.

 

“Carrega uma grande importância trazer essa abordagem do câncer de mama e também o câncer do colo de útero, conscientizar principalmente as mulheres a procurar o médico, fazer o autoexame, cuidar mais da sua saúde, sendo que ele é um dos tipos de câncer que mais acomete as mulheres”, enfatizou.

 

Durante o encontro, servidores compartilharam experiências e reflexões pessoais sobre o tema. Para a servidora Cíntia Fonseca, a oficina foi um espaço de aprendizado e sensibilização.

 

”Lido com câncer de mama há cinco anos, hoje eu sou paciente de câncer de mama, acho muito importante trazer essa questão para sensibilizar as mulheres na questão de ter os exames, fazer os exames de rotina para estar se cuidando nessa questão, porque o quanto mais cedo diagnosticar, menos agressivo será o tratamento”, afirmou.

 

Com a realização da oficina, a SEAP reafirma seu compromisso em promover ações de conscientização e valorização do servidor, fortalecendo uma cultura institucional voltada à saúde, à informação e ao cuidado mútuo.

 

Câncer de mama –

O câncer de mama ocorre quando há multiplicação anormal e descontrolada de células nas mamas, formando um tumor maligno que pode se espalhar para outros órgãos e tecidos. A doença pode se manifestar de diferentes formas, com sinais como o aparecimento de caroços, alterações na pele da mama, que pode adquirir aspecto semelhante ao de “casca de laranja”, e secreção nos mamilos. É a neoplasia maligna mais comum entre as mulheres.

 

Texto: Fernanda Ferreira / Estagiária NCS Seap Pará