Evento reuniu servidoras que transformam talento e devoção em oportunidades de negócio durante o Círio de Nazaré.
Realizada pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), por meio da Coordenação de Assistência e Valorização do Servidor (CAVS), a III Feira da Mulher Empreendedora foi um momento de valorização, fé e incentivo ao protagonismo feminino. O evento ocorreu nesta quarta-feira (08), na sede da Seap, e reuniu 23 servidoras em um espaço de trocas, oportunidades e celebração da criatividade das mulheres que fazem parte do sistema penitenciário paraense.
A coordenadora da CAVS, Thais Santalices, celebrou mais uma edição da feira.
“Como secretaria, nosso objetivo é criar oportunidades para que as servidoras possam apresentar e valorizar seus empreendimentos. Pensando nisso, organizamos a feira, que chega à sua terceira edição, desta vez em clima de Círio. A cada edição, superamos as expectativas, especialmente em relação ao público, o que demonstra a receptividade e o entusiasmo dos servidores com o evento”.
Ao longo do dia, cerca de 230 servidores visitaram o evento, prestigiando os estandes e fortalecendo o apoio às iniciativas de empreendedorismo feminino dentro da instituição.
A servidora e empreendedora Olga de Morais destacou a importância da iniciativa como forma de empoderar e inspirar outras mulheres.
“É de extrema importância, não só por oportunizar ao servidor um espaço de venda, mas também por incentivá-lo como empreendedor, principalmente por ser uma feira de mulheres. O empoderamento feminino é fundamental para que as mulheres conquistem seu espaço na sociedade”.
Olga é proprietária da T - Shirt Sister's, marca que vende camisetas 100% algodão, conhecidas como “t-shirt terapia", com o slogan “Mais do que camiseta, um verdadeiro carinho na sua autoestima”. Além disso, também comercializa biscoitos artesanais da Cris Artesanato, disponíveis em três sabores.
Já Ana Carmen, que participou pela primeira vez, destacou o significado especial do evento ao unir o empreendedorismo com a fé e a tradição do Círio de Nazaré.
“Essa feira traz muito da nossa cultura e da religiosidade. Acho muito importante ter uma feira voltada ao Círio, porque todas as religiões são bem-vindas, mas a católica tem toda essa tradição das procissões, da feira e do artesanato. Isso é muito significativo pra gente”.
Ana confecciona mantos de Nossa Senhora, todos feitos à mão, com dedicação e carinho.
Para Márcia Pacheco, servidora há 21 anos da Seap, que visitou os estandes, a feira é um espaço de valorização e confraternização entre colegas.
“Acho importante essa feira até pra valorizar os funcionários. Todos que estão expondo seus produtos e vendendo, se divertindo. É um momento de descontração. Os preços são acessíveis e todo mundo está aproveitando. É gratificante poder divulgar o que elas fazem".
A III Feira da Mulher Empreendedora reforçou o compromisso da Seap e da CAVS em promover o empoderamento feminino, a valorização cultural e o incentivo ao empreendedorismo, mostrando que cada mulher é capaz de transformar seu talento em inspiração, fé e oportunidade.
Texto: Fernanda Ferreira / Estagiária NCS Seap Pará