Seap investe em atendimentos multidisciplinares para melhorar qualidade de vida no trabalho

Enviado por cassio.souza em Qui, 11/09/2025 - 16:52

Com 2ª edição de ação denominada “Pit Stop da Saúde”, Secretaria atende mais de 40 servidores, com orientações acerca de auto cuidado, segurança física, mental e social

 

0

 

 

Em alusão ao “Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio” - 10 de setembro, a Coordenadoria de Assistência e Valorização do Servidor (CAVS) da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) promoveu um momento de suporte à saúde do servidor referente ao “Setembro Amarelo”. Os atendimentos de enfermagem e nutrição foram realizados dentro dos consultórios da CAVS, entre 9h30 e 13h.

 

O “Pit Stop da Saúde” já ocorre nas unidades penitenciárias. Até o final de setembro, será realizado 14 vezes em diferentes casas penais. A ação envolve consultas rápidas para checagem gerais da saúde.

 

A 2ª edição de 2025 contemplou servidores da sede da instituição. Na ocasião, foram disponibilizados serviços de enfermagem, com testes de glicemia, teste rápido de sífilis, teste de Hepatite B e teste de Hepatite C, além de uma avaliação objetiva com uma nutricionista. No atendimento com a profissional de nutrição, eram feitas avaliações do corpo, como a medida de peso, altura e massa corporal. Ao final, era repassada a condição geral do paciente.

 

 

0

 

Durante o período de espera, os servidores puderam participar de dinâmicas expostas nas paredes. O psicólogo instruía a participação explicando o propósito da iniciativa e direcionando o modo de execução, promovendo um espaço de reflexão a todos.

 

Objetivo

 

Cristilene Henriques, assistente social na CAVS, explica que o projeto, iniciado em dezembro de 2024, visa promover a consciência do auto cuidado. “A CAVS tem interesse em melhorar a qualidade de vida no trabalho. Pensando nisso, a equipe multidisciplinar busca realizar ações como estas que estimulem os servidores a modificar a maneira de pensar e agir para a promoção de sua saúde, através de orientações sobre auto cuidado, que inclua a segurança física, mental e social”, detalhou.

 

A CAVS ainda esclarece que os desafios para a promoção da saúde, particularmente junto aos servidores, são múltiplos, considerando que os fatores que os colocam em situação de risco originam-se nos diferentes níveis de seu contexto de vida, incluindo desde o micro sistema familiar até o macro sistema social, cultural, político e econômico.

 

0

 

Mais ainda: considera-se o local onde exercem suas atividades laborais. Pensando nisso, a base principal da promoção de saúde consiste em atividades dirigidas à transformação dos comportamentos dos indivíduos, focando nos seus estilos de vida e promovendo uma modificação na sua maneira de pensar e agir.

 

Para Roberta Wallace, servidora na DAP, o projeto agrega na saúde do servidor e diretamente em seu ambiente de trabalho. “Eu acho esse projetos muito importantes para a atuação do servidor no trabalho. Toda a questão de saúde, psicológico, que também faz uma ligação importante com o ‘Setembro Amarelo’. Às vezes, quando se está passando por uma situação difícil, pode acabar passando isso para o trabalho. Então, ações como essa ajudam muito”, reconheceu a servidora. 

 

Criação

 

O “Setembro Amarelo” é a campanha de prevenção ao suicídio da Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP, criada em 2013, em parceria com o Conselho Federal de Medicina - CFM.

 

Sancionada no dia 8 de setembro, a Lei 15.199/25 tornou oficial a campanha “Setembro Amarelo” e instituiu o dia 10 de setembro como “Dia Nacional de Prevenção do Suicídio”, e o dia 17 de setembro como “Dia Nacional de Prevenção da Automutilação”.

 

Texto: Fernanda Ferreira / Estagiária NCS Seap Pará

Fotos: Elielson Modesto