Curso de Compostagem Orgânica impulsiona profissionalização de internas da Seap

Enviado por rivanildo.lima em Seg, 09/06/2025 - 08:30

 

Parceria com o SENAR capacita mão-obra carcerária e busca aliar sustentabilidade à ressocialização no sistema prisional paraense

 

0
Foto: Divulgação

 

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), contemplou 19 custodiadas da Unidade de Custódia e Reinserção Feminina de Ananindeua (UCRF), na Região Metropolitana de Belém, o curso profissionalizante em Compostagem Orgânica.

 

A iniciativa reforça o compromisso da SEAP com a formação e o desenvolvimento de habilidades das internas, visando oportunidades de reintegração social e profissional. A capacitação visa instruir e capacitar as PPL’s na utilização de resíduos orgânicos para a produção de composto, incentivando práticas sustentáveis e contribuindo para a ressocialização dos próprios. Portanto, a absorção de mais conhecimento dessa área se torna ainda mais valiosa.

 

A compostagem é um processo de transformação natural que permite o reaproveitamento de resíduos orgânicos produzidos no dia a dia, como restos de alimentos. A técnica resulta em um adubo rico em nutrientes, ideal para o uso em hortas, jardins, vasos de plantas e afins, trazendo sustentabilidade e redução do lixo doméstico. 

 

0
Foto: Divulgação

 

Com duração de 7 dias e carga horária de 3h, o curso abordou diversos temas, como os princípios da compostagem, métodos aplicáveis, utilização do composto e os benefícios da fertilização orgânica. Ao final, todas as custodiadas receberam certificação de participação.

 

As atividades foram conduzidas conforme os parâmetros de segurança estabelecidos pelo Manual de Procedimentos Operacional (MPO) instituído pela Seap, garantindo a integridade dos profissionais e internas, além da eficácia do processo de aprendizagem.

 

 

Texto: Fernanda Ferreira / Estagiária NCS Seap Pará