Evento reuniu servidoras empreendedoras para exposição de negócios, fortalecendo a valorização e independência feminina dentro da instituição.
Nesta sexta feira (28), a Secretaria de Administração Penitenciaria (SEAP) promoveu através da Coordenadoria de Assistência e Valorização do Servidor (CAVS), a “Feira da Mulher Empreendedora”, um espaço reservado para servidoras que empreendem. A atividade encerrou a programação da Secretaria para o mês de março, dedicado a mulher, que promoveu a exposição de negócios, produtos e serviços.
Contando com mais de 20 servidoras expondo seus empreendimentos, os servidores puderam conhecer um pouco mais dos trabalhos dos colegas que estavam participando da Feira. Toda a programação ocorreu na sede da SEAP, e buscou valorizar a posição da mulher em um espaço independente.
A coordenadora da CAVS, Thais Santalices, detalhou o principal propósito da feira e suas pretensões para o futuro dessa iniciativa. “A ideia central da é criar um espaço de empreendedorismo, um meio para divulgar, expor ideias construir parcerias, gerar oportunidades de negócios, conectar os servidores, apresentar os produtos, as ideias, e a criatividade das mulheres que são servidoras da Secretaria, valorizando e incentivando o empoderamento feminino. Além disso, temos no calendário de ações da CAVS de 2025, mais três edições da feira programadas para acontecerem até o final do ano”, afirmou a coordenadora.
A programação -
Com a programação buscado evidenciar diversos talentos, a atividade atraiu muitos servidores interessados nos produtos e serviços expostos. A servidora Renata Bacelar, coordenadora de convênio na Diretoria de Licitação, Contratos e Convênios (DLCC), destacou a importância da ação e o valor da iniciativa da SEAP.
“Hoje a gente pode ver várias mulheres compartilhando os seus dons, os seus talentos. Como é bom para nós, enquanto mulheres, percebermos assim que outras estão empreendendo, aumentando as suas rendas e assim formando a sua vida, né? Trazendo uma melhor qualidade de vida. Essa iniciativa da SEAP através da CAVS é uma iniciativa maravilhosa. Oportunizar as mulheres servidoras da SEAP para mostrar os seus serviços, demonstrar os seus talentos, os seus dons é uma iniciativa maravilhosa, SEAP mais uma vez está de parabéns”, disse Renata.
No contexto de mulheres ocupando posições de empreendedoras, Marcelly Lima, secretária na Diretoria de Administração Penitenciária (DAP), que também esteve visitando a feira, salientou o impacto positivo que esse tipo de iniciativa tem.
“A gente tem vindo de uma sociedade extremamente - infelizmente - machista, e a gente conquistou esse lugar, então a gente tem uma feira voltada para o empreendedorismo é a cerca da mulher é de extrema importância tendo em vista que a gente não tinha esse espaço. Então eu avalio positivamente, espero que tenham outras e que outros servidores tenham oportunidade mostrar os seus trabalhos e produtos de extrema qualidade”.
Assim também, na posição de servidora e empreendedora, Ana Carla trouxe seus produtos para a exposição na feira. “Eu gostaria que tivesse mais feiras pra incentivar ainda mais, porque não é só uma feira pra incentivar financeiramente por questão das vendas e sim também para nos reunir mais, trazer as meninas da unidade como estão vindo para gente se juntar e fazer um dia, uma manhã alegre junto com todos as servidoras”, concluiu Ana Carla.
Texto: Fernanda Ferreira / Estagiária NCS Seap Pará.