
Nesta sexta-feira (07), a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) realizou por meio do Coordenação de Valorização do Servidor (CAVS), a “Ação Mulher Servidora” direcionado ao dia Internacional da Mulher, que será celebrado no sábado (08). Durante a manhã, a programação contou com palestras e dinâmicas, além de diversos serviços que atenderam as mulheres que trabalham na Sede da Secretaria e no Complexo Penitenciário de Santa Izabel.
Na sede, a programação foi realizada com procedimentos de embelezamento, revitalização da pele, massagem relaxante e atendimento jurídico. Na parte da tarde foram fornecidos serviços de podologia e oftalmologia. Foram atendidas 254 servidoras. Já no Complexo, a programação contou atendimento para aferição de pressão arterial, nutrição e psicológico, 37 servidoras foram atendidas.
Nesse mês da Mulher a CAVS irá promover mais ações direcionadas as servidoras da Secretaria. De acordo com Thais Santalices, Coordenadora da CAVS, este foi o primeiro dia de uma programação que vai ocorrer até o final de março.
“Começamos com vários serviços disponíveis, envolvendo as áreas jurídica, de beleza, saúde e bem-estar, voltados para a qualidade de vida do servidor. E agora também, realizando ações para as servidoras de forma simultaneamente no Complexo de Santa Izabel com a equipe técnica da CAVS de Santa Izabel”, ressalta a Coordenadora.

Enquanto aguardam a sua vez no atendimento, a CAVS realizou mais uma etapa do projeto “Sala de Espera”, que consiste em trabalhar temáticas específicas, oportunizando aos servidores espaço para diálogo e orientações pertinentes às campanhas nacionais de saúde com objetivo de favorecer a promoção à saúde biopsicossocial. Nessa ação em questão foram abordados assuntos relacionados aos direitos das mulheres e informações sobre o março lilás e amarelo.
A programação dedicada ao mês da mulher finalizará no dia 28 de março, com a “Feira da Mulher Empreendedora da SEAP”. Será um espaço dedicado ao talento, criatividade e força das mulheres empreendedoras da Secretaria, que tem o objetivo de dar uma oportunidade para conhecer e apoiar os produtos e serviços de arte, gastronomia, moda e inovação oferecidos pelas servidoras.
Para Vanessa Amorim, vendedora autônoma de produtos de beleza, que aceitou a parceria e esteve durante todo o dia realizando atividades como limpeza de pele e consultoria destinada a uso de maquiagem, essa ação é muito importante, principalmente por tratar da valorização da mulher.
“Eu acho muito importante ações como essa, porque hoje a mulher trabalha tanto que ela acaba esquecendo de se cuidar, então a gente atendeu várias mulheres que dizem não usar nada, mas não é porque ela não gosta e não quer, às vezes é pela falta de tempo, às vezes não tem mesmo a oportunidade de fazer algo. Mostrar o quanto que isso é importante, pra gente também, acaba fazendo com que a gente se sinta muito melhor, porque a gente está mostrando pra ela que a gente não pode ser esquecida, apesar da gente ser mãe, ter filhos, trabalho, enfim, então esse autocuidado é muito importante pra gente.

Já Mônica Almeida, servidora da Diretoria de Trabalho e Produção (DTP), no setor de marcenaria, avalia de forma positiva iniciativas que trazem para esse ambiente de trabalho ações de autocuidado.
“A valorização da mulher em primeiro lugar, e logo em seguida o esclarecimento. Muita de nós ainda não tem esclarecimento suficiente para estar buscando aquilo que melhor se prevê para si. Então é necessário um atendimento jurídico, que é tão difícil e agora nós temos aqui a vontade para poder tirar todas as dúvidas. Temos também a questão de beleza, autocuidado, isso é importante, a gente está o tempo todo trabalhando, em casa, trabalho, escola, muitas vezes faculdade e não temos nos permitido esse momento. Então isso é uma iniciativa maravilhosa da Secretaria.

A ação também foi realizada no Complexo de Santa Izabel, onde os atendimentos foram destinados para as servidoras que trabalham lá, visando ampliar o alcance dos atendimentos a mais mulheres servidoras. Monica pontou a importância desse olhar que alcança as servidoras de unidades prisionais.
“O Complexo é um polo muito grande, com vários segmentos dentro dele, então é muito importante esse atendimento diferenciado. Ali muitas mulheres trabalhando e o deslocamento deles é muito improvável e inviável para vir à sede. Então a logística de irmos lá, atendermos lá, só faz valorizar ainda mais a pessoa servidora como mulher”, concluiu.
Texto: Fernanda Ferreira / Estagiária NCS Seap Pará.