
Uma ferramenta desenvolvida para tornar mais eficiente o processo de emissão e pagamento de diárias na Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) já desperta interesse de outros órgãos da administração estadual. O novo sistema, totalmente on-line, reduz burocracias, minimiza erros e garante que os pagamentos ocorram antes da viagem, conforme determina o decreto de diárias vigente.
O projeto foi desenvolvido pela Coordenadoria de Desenvolvimento de Sistemas, vinculada à Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), e oferece benefícios tanto para a administração quanto para os servidores que precisam se deslocar a serviço. Com a implementação, os pagamentos serão realizados de forma antecipada, proporcionando maior previsibilidade e transparência.
Benefícios do novo sistema
Segundo Alexandre Santana, Analista de Desenvolvimento, o sistema de diárias é apenas um dos módulos do Sistema Integrado de Gestão de Pessoas (SIGP), que tem um leque de serviços bem completo. “O SIGP é uma plataforma integrada ao portal GOV.BR, que conta com cerca de 40 módulos, incluindo gestão de pessoas, controle de cargos comissionados, plantão extraordinário, postos de serviço, frequências, atestados, notícias, declaração de vínculo e tempo de serviço, normativos, entre outros”, destacou.
O novo sistema de diárias da Seap representa um avanço na gestão pública, promovendo economia, eficiência e transparência. A possibilidade de sua expansão para outros órgãos reforça a tendência de modernização dos processos administrativos no Estado, trazendo vantagens para a gestão financeira e para os servidores que dependem desse recurso para suas atividades profissionais.
Interesse de outros órgãos estaduais
A iniciativa já chamou a atenção de outros órgãos estaduais. Representantes da Polícia Científica do Pará (PCEPA), da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e da Universidade do Estado do Pará (UEPA) participaram de apresentações técnicas sobre a ferramenta.
Para o tenente-coronel Enilson, assessor de Telemática da Segup, o sistema impressiona pela qualidade e pela rapidez com que foi desenvolvido. “Primeiramente, a avaliação que a gente faz é da qualidade do sistema. Nos impressiona como agora, em pouquíssimo tempo, eles conseguiram criar um sistema tão robusto, tão integrável e tão relevante para a administração pública. Nós saímos daqui com uma impressão magnifica do sistema”, destacou.
Ele também ressaltou o potencial de integração entre diferentes secretarias. “Para nós, o principal não foi só a questão do sistema, mas sim a integração entre as pastas de forma da integração tecnológica, provavelmente dito. É possível a criação de fórum tecnológico da segurança pública para que a gente junto, os integrados, consiga finalmente trabalhar integrados, tecnologicamente falando as mesmas linguagens, em prol da segurança pública”, afirmou.
Eduardo Raiol, coordenador de desenvolvimento do sistema do Núcleo de Telemática da Segup, também elogiou a iniciativa e apontou a possibilidade de colaboração. “É um sistema que lança um conceito muito moderno, muito contemporâneo, que da ideia de integração, de compartimentação das informações, de compartimentação de perfil de acesso, é muito importante, e com possibilidade de integração a outros sistemas, de outras secretarias. Isso foi algo realmente que chamou muita atenção nossa, e a gente vai buscar, sem dúvida nenhuma, essa integração com a Seap através desse sistema”, explicou.
Segundo ele, a Segup pretende buscar um convênio ou contrato de cooperação técnica para implementar a ferramenta. "É algo que inclusive a gente vai buscar, tanto na esfera administrativa, vencendo toda a burocracia necessária, através do firmamento de um convênio, um contrato de cooperação técnica, e depois secretaria especificamente, de segurança pública, mas algo que possa ser usado de uma forma generalizada por outras secretarias, inclusive pela Seap. Então a ideia é realmente, através dessa secretaria, a gente buscar soluções. Que abarquem demandas de outras secretarias também a nível geral do Estado”, disse Eduardo Raiol, da Segup.

A diretora da Diretoria Administrativa e de Recursos Financeiros (DARF) da UEPA, Narjara Caneiro, também se mostrou entusiasmada com a possibilidade de adesão ao sistema. “Gostaríamos de expressar nosso sincero agradecimento aos servidores da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) da Seap pela apresentação do novo módulo do programa de pagamento de diárias, que foi desenvolvido por eles. Foi um privilégio sermos tão bem recebidos pela equipe e termos a oportunidade de conhecer as inovações que estão sendo implementadas pela SEAP, as quais podem trazer grandes benefícios para a Universidade do Estado do Pará (UEPA)”, afirmou.
Para a conclusão da parceria, a UEPA aguarda a formalização dos trâmites legais. “Estamos entusiasmados com a possibilidade de estabelecer uma parceria com a SEAP, pois acreditamos que a implementação deste sistema poderá proporcionar uma série de vantagens, como maior agilidade, redução de riscos e aprimoramento na qualidade dos processos de pagamento, além de facilitar o acompanhamento em tempo real dos processos e garantir a melhor visibilidade das transações. Ficamos no aguardo dos trâmites legais necessários para o termo de transferência de tecnologia, para avançar nesse processo”, concluiu Narjara.