Seap lança novo sistema de diárias para modernizar gestão e garantir mais eficiência

Enviado por beatriz.goncalves em Qui, 06/02/2025 - 17:19

Divulgação

 

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) apresentou para os seus servidores, nesta quarta-feira (05), o novo módulo de diárias, desenvolvido para tornar mais eficiente o controle e o pagamento das despesas de deslocamento dos servidores. Com a automatização do processo, a ferramenta elimina a burocracia e reduz erros, garantindo que o pagamento seja realizado antes da viagem, conforme prevê o decreto de diárias.

 

O sistema foi criado pela Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) e representa um avanço significativo na administração da SEAP. De acordo com Waldilson Colins, diretor da DGP, a alta demanda de registros e publicações de portarias exigia uma solução digital. “A ideia surgiu quando percebemos a necessidade de sistematizar o envio das diárias. Desenvolvemos um formulário online pré-preenchido, onde a unidade insere a matrícula do servidor e o sistema carrega automaticamente informações como CPF, dados bancários, cargo e lotação. Isso reduz falhas e agiliza a tramitação”, explicou.

 

De acordo com o titular da Seap, Coronel QOPM Marco Antonio Sirotheau Corrêa Rodrigues, o novo sistema vai facilitar na rotina administrativa, mas também vai facilitar para o servidor que precisa fazer viagens a trabalho, pois o pagamento de diárias é algo necessário para o servidor executar bem o seu trabalho em um município fora do seu domicílio.

 

“Com o lançamento do novo módulo de diárias, a Seap dá um passo importante na modernização e eficiência dos seus processos internos, estabelecendo um novo padrão de gestão pública que beneficia diretamente os servidores. Automatizar essas atividades administrativas, permite que ao finalizar uma solicitação, o servidor já saiba o valor que irá receber, proporcionando maior transparência e agilidade ao processo. Todas essas etapas reforçam o nosso compromisso com a valorização dos nossos servidores e a melhoria contínua dos serviços prestados, alinhando tecnologia e gestão de forma eficiente”, disse o Secretário.

 

Coronel Luiz André Maués, Secretário Adjunto de Gestão Administrativa (SAGA), reforçou que a iniciativa está alinhada com a estratégia de fortalecimento dos setores da secretaria. “Isso tudo vem ao encontro do que estamos desempenhando desde o início, que é o fortalecimento dos setores operacional, de gestão social e administrativo. Estamos guiando juntos, de mãos dadas, e o resultado final será benéfico para todos. Esse módulo não só garante a antecipação das diárias, mas também aprimora a fiscalização e reduz erros no preenchimento dos formulários. Durante essa manhã, nossos técnicos apresentarão o sistema e oferecerão suporte necessário. Sabemos que há um período de adaptação, então estamos abertos a sugestões. Aproveitem essa inovação”, ressaltou.

 

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

 

Inovação e benefícios -

 

Além de otimizar a gestão administrativa, a mudança traz benefícios diretos para os servidores que precisam se deslocar a trabalho. Antes, o pagamento da diária frequentemente ocorria apenas após a missão, dificultando o planejamento financeiro. Com o novo sistema, o pagamento será antecipado, assegurando maior previsibilidade e transparência.

 

“O sistema já atende às mudanças do decreto de diárias e possibilita uma fiscalização mais eficaz. Ele permite que os departamentos envolvidos integrem informações e cumpram os prazos estabelecidos”, destacou Waldilson.

 

O novo módulo nasceu a partir do sucesso do sistema de plantão extraordinário, implantado anteriormente, em 2024. Igor Guimarães, analista de gestão pública da DGP, contou que o projeto enfrentou desafios ao longo de dois anos para ser concluído. “Após o êxito do sistema de plantão extraordinário, recebemos o desafio de criar um sistema para diárias. Nosso programador liderou o desenvolvimento, e hoje entregamos um sistema robusto, completo e eficiente para a secretaria”, explicou.

 

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

 

Agilidade -

 

Antes da automatização, os servidores preenchiam manualmente os formulários de solicitação de diárias, utilizando editores de texto e copiando informações, o que aumentava as chances de erro. Agora, com o novo sistema, basta inserir a matrícula do servidor para que os demais dados sejam carregados automaticamente. O tempo médio para solicitação, que variava entre 5 e 10 minutos, foi reduzido para aproximadamente 3 minutos.

 

“Ao preencher a matrícula, o sistema já insere nome, CPF, cargo e lotação. O servidor apenas completa os dados sobre a viagem, como origem, destino e horários, e anexa os documentos necessários. Isso não só agiliza o processo como também evita erros que poderiam comprometer o pagamento”, explicou Igor.

 

Outro problema resolvido pelo novo sistema é a questão dos servidores inscritos como “diversos” – aqueles que não prestavam contas ao final do processo e acabavam bloqueados para novas solicitações. “Antes, não havia controle adequado. Um servidor podia solicitar uma nova diária mesmo estando com pendências. Quando isso era identificado no momento do pagamento, não apenas ele, mas também os demais servidores da viagem eram prejudicados. Agora, o sistema impede esse tipo de situação, garantindo mais segurança e transparência”, acrescentou Igor.

 

Com essa inovação, a SEAP reafirma seu compromisso com a modernização dos processos administrativos e com a valorização dos servidores, assegurando uma gestão mais ágil, eficiente e transparente para todos.

 

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

 

Texto: Caroline Rocha - NCS/Seap