Seap finaliza a contratação de servidores temporários aprovados em PSS

Enviado por marcio.sousa em Qua, 29/01/2025 - 11:04

Fotos: Ascom/Seap

 

A entrega da documentação obrigatória é a última fase para a contratação dos novos servidores aprovados no PSS 04/2024

 

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) está na fase final de contratação dos novos servidores temporários aprovados no Processo Seletivo Simplificado (PSS) 04/2024. Até esta quarta-feira (29), a Seap recebe documentação pessoal para concluir a fase de admissão, os servidores iniciam as suas atividades a partir do próximo dia 3 de fevereiro. 

 

O PSS ofertou 199 vagas de trabalho para a escolaridade de nível Superior, Médio ou Fundamental, mas 179 vagas foram preenchidas. A Secretaria registrou um total de 8.981 inscritos no processo seletivo, destes 5.328 foram para o cargo de Assistente Administrativo que disputaram as 68 vagas disponíveis, a ampla concorrência para esse cargo foi de aproximadamente 78,35 candidatos por vaga. 

 

O titular da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) da Seap, Waldilson Colins, explica que o Processo Seletivo foi complexo devido ao grande número de inscritos. 

 

“Foi um PSS com uma complexidade maior, porque tivemos um grande número de inscritos, e muitas oportunidades disponíveis. Apenas 20 vagas não foram preenchidas, e todos que vão chegar agora, serão lotados tanto na sede quanto nas unidades prisionais, da região metropolitana, e do interior também. Além disso, as novas contratações contribuem com a melhora e eficiência do serviço público penitenciário”, afirma Waldilson. 

 

O PSS da Seap foi dividido em quatro fases: Inscrição e Anexação de Documentos Pessoais, Análise Documental e Curricular, Entrevista, Investigação Social incluindo Antecedentes Criminais. Todas de caráter classificatório e eliminatório. Durante a fase de entrevistas, foram registradas 93 ausências em todos os cargos. 

 

As vagas não preenchidas são dos municípios de São Félix do Xingu, Santarém, Ananindeua, Belém, Santa Izabel, Tucuruí, Breves, Paragominas e Abaetetuba. Nos cargos de Assistente de Informática, Assistente de Agropecuária, Analista em Gestão Agropecuária, Analista em Gestão de Informática, Analista em Gestão de Infraestrutura/Engenharia Elétrica, Analista em Gestão Pública/Ciências Contábeis, Analista em Gestão Penitenciaria/Medicina, Analista em Gestão Penitenciaria/Medicina com Especialização em Psiquiatria, Analista em Gestão Penitenciaria/Terapia Ocupacional, Analista em Gestão Penitenciaria/Psicologia.

 

Igor Guimarães, técnico em Gestão Penitenciária da Seap, explica como é feita a entrega da documentação dos aprovados.

 

“A DGP está recebendo os documentos dos candidatos aprovados, 136 candidatos devem comparecer à sede da Seap para a entrega presencial dos documentos. Já os candidatos das regiões mais distantes, totalizando 43 pessoas, deverão entregar nas Unidades Prisionais do município onde concorreram a vaga, e caberá a Unidade enviar os documentos por e-mail à DGP”, diz Igor.

 

Novo Contratado – Caio Viana possui graduações em Direito e Administração e vai atuar como assistente administrativo da Seap, durante o período acadêmico ele trabalhou como estagiário em outros órgãos como a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), o Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran), e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) onde atuou diretamente com Seap.

 

“Eu sempre estive na administração pública como um todo, então quando a Seap abriu o processo seletivo foi uma oportunidade para conhecer mais um pouco essa área da segurança. Eu quero conciliar tanto a Administração, como a minha segunda graduação, que é Direito. Espero poder acumular mais conhecimento e conhecer mais pessoas no meio da administração pública”, conta Caio. 

 

Texto de Yasmin Cavalcante – NCS/Seap