‘Pit Stop da Saúde’ realiza mais de 440 atendimentos a servidores da Seap.

Enviado por amanda.farias em Ter, 28/01/2025 - 12:19

Os atendimentos foram descentralizados e estão sendo realizados nas unidades prisionais, com foco nos servidores da secretaria.

 

0
Divulgação
​​​​

 

O ano de 2025 iniciou com uma nova ação do programa ‘Pit Stop da Saúde’, iniciativa da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), por meio da Coordenadoria de Assistência de Valorização do Servidor (CAVS). Desta vez, o “Pit Stop da Saúde” e a extensão “Sala de Espera”, são alusivos à campanha “Janeiro Branco”, e por isso, está voltado a alertar e conscientizar cada servidor sobre a importância de cuidar da sua saúde. A participação dos servidores teve grande adesão, e a todo, foram realizados mais de 446 atendimentos.

 

A programação já ocorreu na Unidade de Custódia e Reinserção Feminina de Ananindeua (UCRF) e Unidade de Custódia e Reinserção do Coqueiro (UCRC). Foram ofertados diversos serviços como verificação da pressão arterial, saturação, glicemia, medida de circunferência abdominal, pesagem, verificação de IMC, atendimento nutricional, testes rápidos (Sífilis, hepatites B e C), orientações psicológicas e psicossociais. 

 

O objetivo é incentivar os servidores a darem atenção à saúde como um todo e orientando-os sobre as medidas preventivas que podem tomar para evitar agravos em sua saúde física e mental. Por outro lado, promover uma modificação na maneira de pensar e agir sobre sua saúde por meio de atendimentos, com foco na promoção e prevenção em saúde, como o autocuidado de maneira simples e rápida com os servidores.

 

0
Divulgação

 

“O Projeto Sala de Espera consiste em trabalhar temáticas específicas, oportunizando aos servidores espaço para diálogo e orientações pertinentes às campanhas nacionais de saúde com objetivo de favorecer a promoção à saúde biopsicossocial. Além da Sala de Espera o Projeto Pit Stop da Saúde disponibiliza atendimentos nutricionais com pesagem e verificação de IMC, verificação de pressão arterial, glicemia e testagem rápida (hepatite B e C, e Sífilis). Nessa ação os servidores irão dar uma "paradinha" na sua rotina de trabalho do dia a dia para dar uma atenção à sua saúde, através dos serviços disponibilizados pela equipe da CAVS”, explica Thais Santalices, Coordenadora da de Assistência e Valorização do Servidor (Cavs).

 

Essa foi a primeira edição dos projetos nas unidades prisionais, que seguirá um calendário da Cavs para chegar até as outras unidades prisionais do estado e atender aos servidores que trabalham nestes locais.

 


 
Saúde mental –
Glauber Paiva dos Reis, Psicólogo da Coordenadoria de Assistência de Valorização do Servidor (CAVS), conta que os projetos neste primeiro momento fazem alusão a temática “Janeiro Branco”, que este ano aborda sobre autocuidado.

 

Divulgação
Divulgação

 

“É extremamente importante levarmos os servidores para esse campo de reflexão, onde eles possam enxergar a importância do autocuidado e da saúde emocional. Tudo isso atrelado às outras questões da saúde, como por exemplo as testagens, que também são importantes. A gente consegue levar esse servidor para um momento não só de reflexão, mas de ação futura no processo de autocuidado, que é o que é importante nesse projeto”, conta Glauber. 

 

Thais dos Santos Tomé, Policial Penal entende ser muito importante esses projetos no local de trabalho, considerando que muitas das vezes o servidor não possui tempo para cuidar da sua saúde, para ter autocuidado.

 

“A ação de saúde com servidor é muito válida e de extrema importância, quando possui ações de saúde para servidores dentro das unidades temos que aproveitar o máximo e dar valor. Como a psicóloga ressaltou, a nossa profissão requer uma estabilidade emocional muito grande e não só emocional, física também. Sendo assim podemos ter uma atenção melhor a nossa saúde física e mental”, conta a policial.

 

Atividades itinerantes -
Durante o mês de janeiro ocorreu um ciclo de palestras também alusivas à campanha Janeiro Branco para servidores da Seap. As palestras aconteceram no auditório da Escola de Administração Penitenciária (EAP), e abordando os temas como "Nomofobia - O mal do milênio", “A importância da percepção de sintomas de sofrimento mental” e "Saúde Mental do trabalhador penitenciário", além de questões relacionadas ao manejo psiquiátrico de condições de saúde mental. 

 

Divulgação
Divulgação

 

Os temas abordados, foram direcionados para os servidores da área da segurança pública, buscando alertar e conscientizar cada servidor sobre a importância de cuidar da sua saúde mental. Os servidores tiveram oportunidade de obter esclarecimentos com os palestrantes. O ciclo de palestras contou com três palestrantes para cada tema abordado e obteve a participação de 40 servidores. 

 

Para Eduardo Sozinho, Técnico de Reinserção Social, foi uma “honra” participar de mais um evento em que os servidores conseguem aprimorar ainda mais os seus conhecimentos.

 

“O evento não foi apenas uma ação informativa, mas uma verdadeira demonstração de cuidado e reconhecimento por parte da instituição. É uma iniciativa que reafirma o compromisso com a valorização humana, oferecendo ferramentas para que cada servidor possa enfrentar os desafios de maneira mais equilibrada e resiliente. Mais do que isso, promove um espaço para quebrar o silêncio sobre um tema muitas vezes negligenciado, incentivando o diálogo, o autoconhecimento e a busca por apoio quando necessário. A importância desse momento transcende o ambiente de trabalho, é um passo concreto para transformar vidas, fortalecendo a saúde mental como prioridade e promovendo um futuro em que o cuidado com as pessoas é a base de uma sociedade mais justa e humana”, avaliou o Técnico de Reinserção Social.

 

 

 

Texto: Ingrid Bandeira / Estagiária Seap Pará