Servidores da Secretaria participaram de dinâmicas alusiva a saúde mental.
A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), por meio da Coordenadoria de Assistência de Valorização ao Servidor (CAVS), realizou na sexta-feira (10), uma campanha alusiva ao “Janeiro Branco”. A campanha integra o calendário anual da CAVS, setor dedicado à promoção de ações de assistência e valorização aos servidores da Secretaria.
A Campanha Janeiro branco, visa alertar os cuidados com a saúde mental e emocional dos servidores, a partir da prevenção das doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico. Por meio de ações temáticas, o objetivo é chamar a atenção de cada servidor para a importância da saúde mental como um aspecto essencial para a qualidade de vida.
“A CAVS deu início às ações em alusão ao Janeiro Branco, que irão ocorrer no decorrer do mês na Sede da Seap, e nas unidades penais. Iremos trabalhar ações de orientação que visem a prevenção ao adoecimento emocional e psíquico, estimulando os servidores a refletirem sobre "como anda a sua saúde mental?". A temática que a CAVS escolheu para trabalhar durante o mês foi "O que você tem feito pela sua saúde mental?". explica Thais Santalices, Coordenadora da Assistência de Valorização ao Servidor (CAVS).
A abertura da Campanha Janeiro Branco ocorreu na Sede da Seap com grande adesão dos servidores. A programação iniciou de manhã cedo, na chegada do servidor, para que ele participasse da primeira dinâmica. Balões ficaram na recepção e o servidor tinha que estourar para e tirar uma frase que o incentivava a refletir sobre sua vida e saúde mental. Em cada andar da secretaria havia servidores explicando um pouco sobre a importância da Campanha.
“Fizemos essa dinâmica para todos os servidores refletirem sobre o cuidado com suas vidas e a saúde mental. A dinâmica funcionou muito bem e cada servidor fez questão de participar, conseguimos explicar um pouco da temática. Foi bom o trabalho até para nossa equipe, quando finalizamos, fizemos uma reunião e conseguimos mostrar que cada um é diferente do outro, mas o resultado foi o mesmo e deu certo, conseguimos fazer um excelente trabalho”, conta Risolete Gesta, psicóloga da Assistência de Valorização ao Servidor (CAVS).
Para a servidora Izabel Ponçadilha, do setor de Diretoria de Administração de Recursos (DAR), logo quando chegou já foi surpreendida pela dinâmica, ressalta que é extremamente necessário para todos os servidores.
“independentemente do local onde trabalhamos, é extremamente necessário abordar este assunto que acaba passando despercebido. Não só para os servidores administrativos, principalmente para os servidores que estão dentro das unidades penitenciárias. Espero que todos possam participar e realmente refletir sobre o assunto, que é saúde mental e poder cuidar mais de si, poder tirar um tempo para se cuidar”.
Texto: Ingrid Bandeira – Estagiária NCS / Seap Pará