Seap passa a oferecer plantão psicológico para seus servidores

Enviado por beatriz.goncalves em Sex, 10/01/2025 - 13:03

O serviço de acolhimento visa os cuidados com a saúde mental dos servidores da instituição, garantindo apoio psicológico para quem passa por alguma situação emocional pontual.

 

Foto: Ingrid Bandeira / NCS Seap
Foto: Ingrid Bandeira / NCS Seap

 

Janeiro marca o início das campanhas de conscientização de saúde de cada mês promovidas pelo Ministério da Saúde em todo o país. O “Janeiro Branco” é dedicado à promoção da saúde mental, e nesse contexto, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), através da Coordenadoria de Assistência e Valorização do Servidor (CAVS), passou a oferecer o “Plantão Psicológico” para seus servidores de forma presencial e remota.

 

O serviço é destinado aos servidores da Seap, sejam os efetivos, comissionados e estagiários, que estejam apresentando demandas emocionais de urgência. O atendimento é imediato e não necessita de agendamento prévio.

 

Thais Santalices, Coordenadora dos Psicólogos e Coordenadora da CAVS, explica que o Plantão Psicológico é um serviço de escuta e orientação individual destinado a acolher alguém que se encontra com alguma urgência psicológica, sem necessidade de agendamento prévio ou de submissão a um tratamento psicológico a longo prazo. A equipe da CAVS conta com sete psicólogos para atender o público demandante.

 

“É um projeto novo que está sendo implantado na SEAP. O plantão psicológico é uma abordagem, um serviço que vai trabalhar com as demandas de urgências psicológicas. É um espaço de acolhimento e escuta psicológica de caráter breve, e para uma demanda pontual”, destaca Santalices.

 

O Plantão Psicológico serve para ajudar a pessoa a compreender melhor os motivos de sua dificuldade e, se necessário, auxiliá-la a buscar outras opções de cuidado. Thais esclarece que o Plantão não é uma psicoterapia. “A psicoterapia é um serviço regular, geralmente de longo prazo, que busca trabalhar mais profundamente os aspectos da vida de quem é a busca”.

 

Foto: Ingrid Bandeira / NCS Seap
Foto: Ingrid Bandeira / NCS Seap

 

A coordenadora da CAVS conta que o serviço não é inédito, que já existe em outras Secretarias de Administração Penitenciária do país, na Seap passa a ser um projeto permanente de atendimento regular para todos os servidores que necessitarem de apoio.

 

A psicóloga da CAVS, Risolete Gesta Farias, destaca que a realidade do trabalho cotidiano em áreas como a segurança pública, gera desconforto emocional pela profissão exercida. Ela revela ainda que os índices e dados mostram que “a atividade policial é uma profissão de terceiro lugar em relação ao estresse, ansiedade, depressão, que é desenvolvido pela profissão em si”.

 

A psicóloga esclarece que o atendimento oferecido pela Secretaria é imediato, e dependendo da avaliação, o servidor pode ser encaminhado para a outros serviços de atendimento, como o Programa federal ESCUTA SUSP, dedicado ao atendimento psicológico para profissionais do Sistema Único de Segurança Pública.

 

Escuta Susp - Criado em maio de 2024, o projeto é uma iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), desenvolvido por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) voltado diretamente ao atendimento psicológico especializado dos agentes de segurança pública, online, gratuito e totalmente sigiloso.

 

O projeto tem como principal objetivo a prestação de assistência especializada em saúde mental, com um protocolo individualizado para os profissionais de segurança pública das polícias civis, militares, corpos de bombeiros, institutos oficiais de perícias criminais e polícias penais, a partir das diretrizes estabelecidas no âmbito do Programa Nacional de Qualidade de Vida para o Profissional de Segurança Pública – Pró-Vida.

 

Foto: Ingrid Bandeira / NCS Seap

 

O Policial Penal Borges, como muitos da área da segurança pública, vive as situações de estresse e tensão que são corriqueiras para estes profissionais. Ele aprovou o atendimento e vê como uma ferramenta importante para o bom desempenho de suas atividades e para a própria vida pessoal.

 

“É muito importante para a saúde mental do servidor penitenciário como um todo, porque a gente sabe como é que funciona, como são as demanda das unidades prisionais, então isso é muito importante para trazer um pouquinho de aconchego para a nossa saúde mental”, concluiu.

 

Serviço: O servidor poderá procurar o serviço espontaneamente na CAVS, de forma presencial, ou de forma remota entrando em contato com os números da CAVS – (91) 3251.3019 / 98897.1118 (whatsapp). O acolhimento funcionará de segunda à sexta-feira, nos turnos da manhã e tarde, das 08h às 17h.

 

Texto: Márcio Sousa - NCS Seap Pará