Policiais penais do Centro de Custódia Provisória da Cremação participam da Campanha de Natal dos Correios

Enviado por amanda.farias em Qua, 18/12/2024 - 16:15
Divulgação
Divulgação

 

A campanha, que este ano tem o tema "Seja Você Também um Noel e Ajude a Tirar um Sonho do Papel", contou com participação dos servidores da unidade, que adotaram 33 cartinhas. Cada servidor teve acesso às histórias das crianças e pôde se tornar madrinha ou padrinho.

 

 

Os servidores da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), que atuam no Centro de Custódia Provisória (CCP) da Cremação se uniram em prol da tradicional da campanha de Natal dos Correios, que este ano tem como tema, “Seja Você Também um Noel e Ajude a Tirar um Sonho do Papel. Foram selecionadas 33 cartinhas para que os servidores, divididos entre policiais penais, das áreas administrativas e biopsicossocial pudessem conhecer um pouco das histórias de cada criança que escreveu, e desta forma  se tornassem madrinhas ou padrinhos dos mesmos.

 

A entrega dos brinquedos ocorreu nesta terça-feira (17), na unidade dos Correios localizada na Avenida Presidente Vargas, onde um grupo de servidores, acompanhados da diretora da Unidade Ruth Benassuly, estiveram representando os demais e fizeram a entrega oficial. 

 

De acordo com a assistente social, responsável pelos atendimentos dos internos da unidade, Nilvete Smith, foi muito gratificante e encantador, ler e a ajudar a tirar um sonho do papel. 

 

“Através daquelas pequenas linhas, tentado imaginar como que vive cada criança daquela, como que eu poderia fazer aquela criança feliz, a emoção toma conta. Estávamos trabalhando a união, o cooperar um com outro, a empatia, o viver em sociedade, o viver pensando no outro, a esperança, a união e a fé. A emoção que cada um estava transmitindo, a felicidade, as gargalhadas, aquela emoção de estar participando da Campanha, de saber que faríamos crianças felizes, famílias felizes é muito boa”, relata a servidora.

 

A Policial Penal, Laura Correa conta que foi a sua primeira vez participando desta campanha e ressaltou a importância que é se tornar madrinha ou padrinhos destas crianças. 

 

“Eu acho extremamente importante esse projeto, justamente para poder proporcionar um pouco de alegria as crianças. E eu pretendo participar nos próximos anos, com certeza. Esse foi o primeiro ano, então eu pude adotar duas crianças, no caso duas cartinhas. Espero o ano que vem que esse projeto possa se expandir, que a gente consiga arrecadar, não só na unidade, mas que eu consiga ajudar de alguma forma fora da unidade, extramuro, para que a gente consiga realmente arrecadar mais brinquedos, para que possa atingir um número maior de crianças. Então, é muito legal a gente poder participar da vida dessas crianças e poder ajudá-las de certa forma para que a gente possa propagar o bem, podemos alimentar os sonhos dessas crianças e que elas possam ter um futuro”, disse a policial penal Laura Correa.

 

Divulgação
Divulgação
​​​

 

Em 2023, a Seap arrecadou brinquedos que foram doados na Campanha realizada pela Secretaria, “Natal SEAP construindo novas histórias”, realizada na Usina da Paz Jurunas/Condor. Na ação realizada a partir da Campanha dos Correios, a participação dos Policiais Penais do CCP Cremação ocorreu durante todo o processo de arrecadação e organização dos presentes. 

 

“Participar desta ação foi extremamente gratificante. Sabemos que muitas famílias não possuem condições de presentear suas crianças nesta data tão especial, que é o Natal, e isso tocou meu coração para que ajudasse essas pessoas sem pensar duas vezes. Pude verificar de perto o carinho que os servidores de lá possuem ao realizar seus trabalhos. Isso tudo me fez refletir que temos muito a agradecer, por nunca nos faltar, pelo menos, o básico para viver”, contou o policial penal Luciano Figueiredo.

 

Ainda de acordo com o policial penal, é importante "termos gestos de empatia, solidariedade e incentivar outras pessoas a participarem desta Campanha tão importante". Ele afirma ainda que pretende continuar participando da ação em outros anos. 

 

“Há famílias carentes que gostariam de possuir o que nós consideramos comum, então, é sempre bom lembrar os quão abençoados somos. Ano que vem, espero ter a oportunidade de participar novamente, além de poder estimular mais pessoas a conhecerem e a ajudarem esse projeto incrível de Natal, tirando cada vez mais sonhos do papel para torná-los realidade”, finaliza Figueiredo.

 

Divulgação
Divulgação

 

A diretora da unidade, Ruth Benassuly, relatou a importância de uma corrente do bem neste período natalino e como é gratificante participar.

 

“Este ano contribuímos com a adoção de cartinhas dos Correios para doação de brinquedos nos tornando padrinhos e madrinhas da campanha. A campanha atende crianças da rede pública de ensino, além de menores assistidos por instituições parceiras, abrigos em núcleos socioeducativos. É gratificante poder participar cada ano de campanhas para ajudar crianças e famílias em situações de vulnerabilidade”, ressalta Ruth Benassuly, diretora CPP Cremação Seap.

 

Sobre a campanha dos Correios
Há 35 anos, os empregados dos Correios, comovidos com as cartinhas em letrinhas recém-aprendidas ou transformadas em desenhos coloridos que chegavam até a empresa, decidiram tirar esses sonhos do papel. Nascia aí uma das campanhas de solidariedade mais queridas do país: o Papai Noel dos Correios.

 

Para que tudo possa se tornar realidade, os Correios contam com a ajuda de milhares de padrinhos e madrinhas dispostos a fazer a magia do Natal acontecer. Qualquer pessoa pode participar da campanha e fazer a alegria de uma criança. Para mais informações, acesse (https://blognoel.correios.com.br/blognoel/index.php).

 

Divulgação
Divulgação

 

Texto: Ingrid Bandeira – Estagiária Seap Pará