Seap inicia o projeto “Pit Stop da Saúde” para cuidar do servidor

Enviado por caroline.rocha em Qui, 05/12/2024 - 20:53

0

 

Visando o cuidado com cada servidor, a Seap produziu um dia completo de atendimentos com o “Pit Stop da Saúde”.

 

Nesta quinta-feira (05) a Secretaria de Estado de Administração Penitenciaria (Seap), por meio da Coordenadoria de Assistência e Valorização do Servidor (Cavs) deu início ao “Pit Stop da Saúde”, um novo projeto dedicado a atender, alertar e conscientizar cada servidor sobre a importância de cuidar da sua saúde.

 

A programação ocorreu na Sede da Seap com grande adesão dos servidores, foram mais de 60 atendimentos realizados, como verificação da pressão arterial, saturação, glicemia, medida de circunferência abdominal, pesagem, verificação de IMC, atendimento nutricional e testes rápidos (Sífilis, hepatites B e C).

 

A iniciativa possui um foco no estilo de vida de cada servidor e pretende promover uma modificação na maneira de pensar e agir sobre sua saúde, promovendo também atendimentos, com foco na promoção e prevenção em saúde, de maneira simples e rápida com os servidores.

 

“O Projeto Pit Stop Da Saúde visa incentivar os servidores a dar atenção a sua saúde como um todo, conscientizando, orientando-os e alertando-os sobre as medidas preventivas que podem tomar para evitar agravos em sua saúde. Nesse pit stop os servidores irão dar uma ‘paradinha’ na sua rotina do dia a dia para dar uma atenção à saúde, através dos serviços disponibilizados. Com isso, o servidor pode ter uma noção de como anda sua saúde e se está cuidando da mesma de uma forma adequada, dando a importância que tem que ser dada para ter uma vida saudável e de qualidade”, ressalta Thais Santalices, Coordenadora da de Assistência e Valorização do Servidor (Cavs).

 

0

 

Essa foi a primeira edição do Projeto, que seguirá um calendário da Cavs para chegar até as unidades prisionais e atender aos servidores que trabalham nestes locais.

 

Para Lidiany Corrêa Serrão, Técnica em Gestão Penitenciária e Nutricionista, esse projeto foi idealizado justamente com o nome de Pit Stop, pela jornada que o servidor possui de trabalho, para ele “dá uma paradinha” para ver como estão os seus parâmetros de saúde para ver como é que está em relação ao sobrepeso, dando um alerta para o cuidado.

 

“A Secretaria tem o interesse em valorizar o servidor e a saúde do mesmo, prevenindo doenças e agravos. Então, nesse sentido, vamos ver como é que a gente está, como está nossa saúde, e de acordo com o diagnóstico, receber um aconselhamento, uma orientação para buscar atendimento médico, fazer exames mais específicos. Mostrar para o servidor que nós estamos aqui, enquanto equipe de saúde a disposição no setor de ambulatório para verificação diária da pressão arterial, da glicemia e acompanhamento nutricional. Então, é na verdade, buscando despertar neles o autocuidado e a prevenção”, ressalta Lidiany Corrêa Serrão.

 

0

 

Letícia Campos, servidora da Seap entende ser muito importante esse momento no local de trabalho, considerando que as vezes o servidor não tem tempo de cuidar da sua saúde, de olhar pra sua saúde de uma forma melhor.

 

 “Quando a gente vê a Secretaria cuidando do servidor em si, porque um servidor sem estar 100%, sem estar cuidando da sua saúde, muitas vezes vai comprometer o próprio serviço, a própria rotina dentro da Secretaria, porque vai ser aquele servidor que vai ter que, muitas vezes, se afastar por causa de um motivo de uma doença, que poderia ser detectado de forma antecipada ao diagnóstico, então é muito importante ver que a Secretaria tem esse olhar de cuidar da saúde de cada servidor”, finalizou Letícia Campos.

 

Texto: Ingrid Bandeira – Estagiária NCS Seap Pará