Internos da unidade de Mosqueiro concluem curso técnico em manutenção de bicicleta

Enviado por jaime.diniz em Seg, 18/11/2024 - 17:37

.

 

Neste domingo (17), foi realizado o encerramento do Curso de Técnica em Manutenção de Bicicleta para os internos da Unidade de Custódia e Reinserção (UCR) de Mosqueiro. Com carga horária de 16 horas, o curso teve início no dia 08 de setembro e contou com a participação de 29 internos, que aprenderam técnicas essenciais para a manutenção de bicicletas e conceitos sobre empreendedorismo e gestão de negócios.

 

 

O curso é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), e a Igreja Universal, através do projeto Universal nos Presídios (UNP), foi ministrado pelo instrutor Antônio Fernando Ferreira Monteiro, que ofereceu um aprendizado prático e interativo. 

 

.

 

Os internos foram capacitados para realizar reparos, como a troca de peças, regulagem de câmbios, lubrificação e limpeza de bicicletas, entre outros. Abordou ainda, noções de gestão e empreendedorismo, incentivando os internos a considerar a possibilidade de abrir seus próprios negócios no futuro.

 

Para o diretor da unidade, Abedolins Xavier, a formação oferecida representa uma oportunidade de mudança para os internos.

 

“Quero externar a minha alegria e contentamento, em nome da direção e da reinserção de Mosqueiro, ao falar sobre a importância de estarmos oferecendo mais um curso aos PPL desta unidade. O curso de manutenção de bicicletas vai ajudar muito esses internos na vida fora do sistema, proporcionando uma profissão honesta e a chance de garantir o sustento de suas famílias. É uma profissão digna, e no dia a dia será de grande utilidade para eles, pois é fácil de montar uma oficina de bicicletas com ferramentas simples,” declarou o diretor.

 

.

 

Antônio Fernando Ferreira Monteiro, instrutor do curso, compartilhou sua experiência ao capacitar os internos. 

 

 

“Minha experiência é a mais gratificante, porque vivi a mesma situação e sei que muitos migraram para o crime por não terem uma profissão. Agora, vemos o empenho de muitos e a satisfação de estarem aprendendo uma profissão digna, que permite ganhar dinheiro sem precisar de muitos recursos para começar.” 

 

.

 

Ele reforçou a importância da capacitação no contexto de reintegração: “Todos os cursos oferecidos nas unidades penitenciárias são de suma importância, porque sabemos do preconceito que um egresso enfrenta. Porém, quando ele apresenta um certificado que comprova sua capacitação profissional, as coisas se tornam um pouco mais fáceis”, disse Antônio Fernando Ferreira Monteiro, instrutor.

 

 

Para os internos, a conclusão do curso é uma oportunidade de transformação. Rodrigo Santos da Costa, um dos participantes, expressou gratidão pela oportunidade.

 

 

“Já estou dois anos preso na Casa Penal, e hoje estamos fazendo o curso de manutenção de bicicleta, graças a Deus, a casa penal e toda a equipe têm nos dado oportunidades de trabalho e cursos que não são comuns lá fora. Esse curso é uma benção e nos ajuda na nossa ressocialização e preparação para uma vida digna quando cumprirmos nossas penas.” Conclui Rodrigo.

 

.

 

 

 

Texto: Jaime Diniz / Estagiário NCS Seap Pará.