No total mais de 750 policiais penais estiveram envolvidos na operação que tem como objetivo manter o controle das casas penais, garantindo a segurança e a tranquilidade durante o feriado
A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) realizou na tarde desta quinta-feira (14) a ‘Operação Revista Geral’, que movimentou simultaneamente todas as 55 unidades prisionais do Estado do Pará e envolveu mais de 750 policiais penais. O objetivo é garantir a manutenção da ordem, disciplina e a eficiência das atividades operacionais das unidades prisionais durante o feriado prolongado da Independência do Brasil.
A primeira unidade a passar pela revista foi a Unidade de Reinserção de Regime Semiaberto de Santa Izabel (URRS Santa Izabel). A inspeção também passou pela Central de Custódia Provisória de Santa Izabel (CCP Santa Izabel), as UCR I, II. III, IV, V e VI, juntamente com as Unidades Penitenciárias de Segurança Máxima I e II, (UPMAX I e II).
A operação contou com o apoio dos policiais penais das unidades e dos efetivos das tropas especializadas da Seap, o Comando de Operações Penitenciárias (Cope), Grupo de Ações Penitenciárias (GAP) e do Grupamento de Busca e Recaptura (GBR). Além disso, os operadores e os cães do Núcleo de Operações com Cães (NOC) também auxiliaram a revista.
“Nossa missão ocorreu dentro da tranquilidade, em todas as unidades prisionais do Estado incluindo a nova unidade em Vitória do Xingu, totalizando um número expressivo de policiais penais, e os policiais que compõem as forças especializadas, GAP, COPE e GBR. A Seap envolveu mais de 750 operadores cumprindo com essa missão institucional de manter o controle efetivo e a eficiência desse trabalho que reflete diretamente a sociedade e auxilia também os órgãos da segurança pública no controle e nas baixas taxas de criminalidade dentro do Estado”, disse o secretário adjunto de Gestão Operacional (SAGO) da Seap, Ringo Alex Rayol Frias.
O Sargento Jefferson Leite, coordenador geral do Complexo Penitenciário e Diretor da UPMAX I e II, destacou a eficiência e o êxito da ação que mais uma vez não encontrou nada ilícito dentro das unidades prisionais.
“A união das tropas especializadas fortalece a segurança para que o serviço seja operado com êxito e foi comprovado, mais uma vez, a eficácia de tal ação porque não foi encontrado nada de ilícito e não houve nenhum tipo de subversão da ordem por parte dos custodiados, garantindo, nesse feriado prolongado, aos paraenses uma melhor segurança, também, extramuro”, reforça Leite.
A ‘Operação Revista Geral’ fortalece a atividade operacional dentro do Complexo, de acordo com o subcomandante do Cope, Capitão Esmael Alcântara, essa presença constante do Estado dentro do bloco carcerário faz com que haja uma quebra da atividade criminosa e garante a manutenção dos protocolos estabelecidos pela Seap.
“A nossa presença acaba dissuadindo a possibilidade dessa atividade criminosa, que às vezes tenta quebrar os protocolos que foram instituídos pela secretaria, e descaracterizar aquilo que já foi implementado. Então operações como essa realmente reforçam o papel do Estado, e a responsabilidade que todos nós enquanto policiais, enquanto gestores que representam também a segurança pública através da Seap temos com a sociedade”, finaliza o capitão.
Novo posto policial – A Unidade de Custódia de Reinserção V de Santa Izabel, possui um projeto arquitetônico internacional e seguindo esse padrão, o muro de proteção é feito de alambrado e concertina. Porém a unidade ganhou um novo posto policial que será utilizado pelos cães do NOC.
“Para minimizar as problemáticas voltadas às tentativas de fuga, criou-se esse posto de serviço policial para que um cão auxilie no policiamento a partir das 18 horas, permanecendo toda noite, junto com o operador do próprio NOC, que vai prestar essa assistência em qualquer ocorrência”, afirma Ringo Alex.
Ao amanhecer os cães voltam para as dependências do NOC para fazer receber a hidratação, alimentação e demais cuidados necessários.
Texto de Yasmin Cavalcante – NCS/Seap