Evento reúne gestores das Escolas Penitenciárias de todo o Brasil para discutir boas práticas e inovações na formação dos profissionais do sistema penitenciário.
A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) participou do VIII Encontro Nacional das Escolas de Serviços Penais, realizado em Brasília. O evento anual, promovido pela Escola Nacional de Serviços Penais (ESPEN), vinculada à Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, reúne as Escolas Penitenciárias de todo o Brasil para promover a troca de experiências e a discussão de ações educacionais voltadas à formação dos profissionais do Sistema Penitenciário, com destaque para os Policiais Penais.
Durante o encontro, realizado de 11 a 13 de novembro, os gestores das Escolas Penitenciárias apresentaram suas boas práticas e ações exitosas no âmbito das atividades educacionais e formativas. O Diretor da Escola de Administração Penitenciária (EAP) do Pará, Paulo Cunha, teve a oportunidade de compartilhar as iniciativas implementadas no estado, que resultaram em avanços significativos na atuação da polícia penal paraense.
Dentre os destaques da apresentação, estiveram a publicação da Portaria 28/2024 GAB/SEAP/PA, que estabelece o fluxo das Ações Educacionais e regulamenta a criação e execução de cursos no âmbito da SEAP/PA. A portaria tem como objetivo garantir a padronização e a qualidade da formação oferecida aos profissionais da segurança penitenciária no estado.
O Diretor também apresentou os eixos formativos estratégicos da EAP, com ênfase no Curso de Padronização de Procedimentos Operacionais (CPPO), que tem sido crucial para aprimorar a atuação dos Policiais Penais no Pará, garantindo maior eficiência e segurança nas operações. Outro ponto importante foi o Curso de Didática e Metodologia de Ensino, focado no desenvolvimento das habilidades pedagógicas dos instrutores da SEAP/PA, o que tem contribuído para a melhoria da qualidade das instruções. Por fim, foi destacado o Curso de Rotinas Administrativas das Unidades Penitenciárias, voltado para a padronização das práticas administrativas nas unidades do sistema penitenciário estadual.
A participação da SEAP do Pará no VIII Encontro Nacional das Escolas de Serviços Penais, realizado em Brasília, reafirma o compromisso do estado com a qualificação contínua dos profissionais que atuam no sistema penitenciário, promovendo uma gestão mais eficiente e contribuindo para o fortalecimento das práticas educativas no âmbito do Sistema Penitenciário Brasileiro.
Texto: Kaila Fonseca/ Estagiária Seap PA