
Setembro marca o início das preparações para o Círio de Nazaré, nesse período a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré visita diversos órgãos públicos e privados de Belém, para um momento de reflexão e oração. Nesta segunda-feira (09) a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) recebeu a padroeira dos paraenses para uma manhã de homenagens.
A Prefeitura da Seap ficou responsável pela organização do evento, que contou com a ajuda de todos os setores da secretaria. “De certa forma, todo mundo da Seap ajudou na organização com uma colaboração, alguns doaram os balões, outros colaboram com os custos adicionais, como a diária do cantor, foi um esforço conjunto”, conta Adriana Franco.
A Imagem Peregrina percorreu os corredores da Secretaria abençoando todas as salas, em seguida foi encaminhada para o auditório para a celebração da eucaristia presidida pelo Bispo Auxiliar Dom Paulo Andreolli, da Arquidiocese de Belém.

“É importante durante esse tempo, em preparação do Círio, visitar os órgãos públicos para que cada pessoa vivencie o próprio trabalho como uma colaboração à missão da igreja que Maria representa. Então, esta presença hoje aqui confirma a colaboração que deve existir com todas as pessoas, órgãos de boa vontade na construção do reino de Deus”, afirmou Dom Paulo.
Após a celebração, os servidores puderam fazer seus pedidos, orações, tocar a imagem e até garantir uma foto. Acompanharam a visita os diáconos da pastoral carcerária acompanhados pelos guardas de Nazaré.

Fé – Elma Carvalho, servidora da diretoria de trabalho de produção (DTP), além de prestigiar a missa, foi sorteada e ganhou um arranjo de flores feito pelos internos. Segundo ela, ter Nossa Senhora no ambiente de trabalho é muito significativo.
“Eu tenho sempre Nossa Senhora próxima de mim, pela intercessão dela, pela saúde da minha mãe, dos meus familiares, principalmente dos meus filhos. Nossa Senhora é tudo. O manto dela é como se tivesse coberto pela minha família, coberto a minha casa. É essa a importância que ela tem na minha vida, porque é nossa mãe, é a mãe de Jesus. Não tem coisa maior e melhor do que vivenciar esse momento e ela estar aqui presente conosco”, diz Elma.
Para Narayana Brotas, também servidora da DTP, a visita da imagem é um momento de muita alegria. “Para mim é extremamente importante a visita de Nossa Senhora, meu coração se alegra muito, porque o Círio nos traz de volta essa esperança, essa alegria de ter ela como nossa mãe, principalmente na nossa secretaria, que é fundamental que as pessoas privadas de liberdade possam ter esse coração apegado à Nossa Senhora. Então pra gente é muito importante essa época porque nos lembra que a gente tem uma mãe intercessor que nos acolhe e nos ama do jeito que nós somos”, finaliza Narayana.

Visitas – Nos próximos dias a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, segue com as visitas nas unidades prisionais da região metropolitana de Belém, de acordo com o cronograma a seguir:
Dia 10/09 – Unidade de Custódia e Reinserção de Ananindeua – UCR Ananindeua
Dia 11/09 - Unidade de Custódia e Reinserção Feminina de Ananindeua – UCRF Ananindeua
Dia 13/09 – Central de Custódia Provisória da Cidade Nova – CCP Cidade Nova
Dia 17/09 – Central de Custódia Provisória da Cremação – CCP Cremação
Dia 19/09 – Central de Custódia Provisória da Marambaia – CCP Marambaia
Dia 21/09 – Unidade de Custódia e Reinserção de Icoaraci – UCR Icoaraci
Dia 25/09 – Unidade de Custódia e Reinserção de Coqueiro – UCR Coqueiro
Dia 27/09 – Unidade de Custódia e Reinserção de Marituba I – UCR Marituba I, Unidade de Custódia e Reinserção de Marituba II – UCR Marituba II, Unidade de Custódia e Reinserção de Marituba III – UCR Marituba III
Dia 03/10 – Central Integrada de Monitoramento Eletrônica
Texto: Yasmin Cavalcante / NCS Seap