
A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) realizou na manhã desta terça-feira (16), revista geral em cinco das dez unidades que compõem o Complexo penitenciário de Santa Izabel. O objetivo foi garantir a segurança e a manutenção da ordem nas casas penais, em especial neste período de férias de julho.
A ação da Seap foi concentrada no Complexo Penitenciário de Santa Izabel, na Vila de Americano, que abriga a maior população carcerária do estado do Pará. Policiais penais do Grupamento de Ações Penitenciárias (GAP), do Comando de Operações Penitenciárias (COPE) e policiais penais lotados nas unidades penais que compõem o complexo, iniciaram desde as primeiras horas da manhã as ações de revista individuais com os custodiados, nas celas e blocos de cada casa penal.
“Nós fizemos um trabalho específico em algumas unidades aqui do complexo de Santa Izabel, visando uma reavaliação dos nossos protocolos de segurança. Nós tivemos recentemente um fato que fugiu da normalidade, uma fuga, e nesse sentido, é obrigação da Seap rever seus protocolos, analisar o que pode ser melhorado, e essa missão de hoje teve esse objetivo principal”, explicou o Coronel PM Odenir Margalho, titular da Diretoria de Administração Penitenciária (DAP) da Seap.
O diretor da DAP ressalta que esse é um mês atípico por ser período de férias. Isso faz com que o próprio custodiado através de uma memória cognitiva, associe ao período de férias e tente, de alguma forma, quebrar as barreiras de segurança da unidade em que se encontra privado de liberdade. “E por isso temos que ter mais atenção, mais fiscalização e os nossos operadores estão conscientes que esta missão é nossa e nós temos que cumpri-la”, garante Margalho.
Para Odenir Margalho foi “um trabalho bem positivo, de conscientização dos nossos operadores, de que todo dia é dia de se verificar se a missão já está sendo bem cumprida, o que pode ser melhorado, e nesse sentido, a cada dia, aumentar a eficiência e a eficácia do trabalho de segurança nas unidades”, finalizou o diretor de Administração Penitenciária (DAP) da Seap.

O trabalho das equipes envolvidas ocorreu nas unidades de Custódia e Reinserção (UCR) I, V e VI de Santa Izabel, na Central de Custódia Provisória (CCP) de Santa Izabel e nas Unidades de Custódia de Segurança Máxima (UPMAX) I e II.
Walter Guimarães Igreja, diretor da unidade CCP, destacou a importância de ações como a realizada hoje para o bom funcionamento do trabalho nas unidades prisionais.
“Essas preventivas, esses trabalhos que o nosso Corpo Diretivo nos tem delegado, é muito importante, contribui muito, não só no período de férias de julho, mas como nos dias de trabalhos normais. Isso só faz aumentar o controle, a vigilância do pátio, todo o processo que o nosso manual de procedimento, junto com a nossa secretaria, vem nos orientando para fazer”.
Igreja, como é mais conhecido pelos colegas, conclui que “é muito importante essas ações que vêm trazer a calmaria e mitigar qualquer tipo de conflito, gerenciando todos os tipos de riscos, justamente dentro do que a segurança vem pedindo hoje para a gente”.
Texto: Márcio Sousa / NCS Seap PA
