Seap encerra Curso de Gestão De Recepção e Hotelaria em unidade de Salinópolis

Enviado por jaime.diniz em Qui, 27/06/2024 - 16:34

.

 

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) realizou nesta quinta feira (27), o encerramento do curso de Gestão De Recepção e Hotelaria na Unidade de Custodia e Reinserção (UCR) de Salinópolis.

 

 

Foram 21 dias de curso, que teve início no dia 06 de junho, e contou com a participação de 20 internos. O curso garantiu a qualificação sobre o funcionamento e direção de hotéis, pousadas, spas e diferentes tipos de alojamentos e estadia. De acordo com o técnico de reinserção da unidade, Anderson Leal, a realização do curso é importantíssima para a reintegração social dos internos.

 

 

 “O trabalho não só dignifica o homem, mas a educação por si só, ela modifica comportamentos. Se pensarmos que educar profissionalmente pode proporcionar para essas pessoas a condição para que elas mudem de vida, não só mudem de vida, como também que mudem a própria condição de pensar. Consequentemente elas se tornam seres capazes de exercer a cidadania de maneira plena”, pontua Leal.

 

.

 

Anderson explica que é na recepção que a jornada do hóspede se inicia e se completa, “tecendo laços de hospitalidade que marcam para sempre”. Cada etapa, prossegue, “é meticulosamente orquestrada para garantir uma experiência memorável, desde a recepção calorosa até a despedida gentil”.

 

 

“Nesse departamento são abordados todos os aspectos da estada do cliente e é monitorado o fluxo de entrada e saída de indivíduos, além do movimento financeiro relacionado a cada hospedagem. Considerando a relevância desse departamento, o atendente deve ser um profissional qualificado, comunicativo e comprometido, representando a hospitalidade do estabelecimento onde atua”, afirma.

 

 

O instrutor do curso, Renato Mendes enfatiza a importância da capacitação para os apenados de Salinópolis. “A cidade de Salinas é turística, e os meios de hospedagem são diversos, e o curso oportuniza o interno a concorrer em seletivas por igual. Visto que durante o curso, foram mobilizadas competências comportamentais como: trabalho em equipe, comunicação assertiva, trabalho sob pressão, gestão do tempo, flexibilidade e outros", disse Mendes.

 

 

O instrutor destacou também as tarefas rotineiras da profissão. “Além de outras tarefas que farão parte da sua rotina como atendimento e recepção do hóspede, elaborar e preencher cadastro e e-mail dos hóspedes, procedimentos de rotina do hotel, ações de relacionamento com o cliente, e saber analisar indicadores de desempenho hoteleiro”, finalizou Renato.

 

 

Certificação - Cada participante receberá um certificado de conclusão do curso, que também atesta seu empenho e dedicação no desenvolvimento de suas competências na área da hotelaria. O propósito é evidenciar um compromisso exemplar com o aprendizado e aperfeiçoamento no setor específico da hospitalidade.

 

 

Texto: Jaime Diniz - estagiário/NCS Seap Pará