Internos de Marituba concluem curso de Qualidade no Atendimento ao Cliente

Enviado por ingrid.bandeira em Seg, 17/06/2024 - 11:24

Foto: Divulgação

 

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), juntamente com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), concluíram o curso de Qualidade no Atendimento ao Cliente para internos da Unidade de Custódia e Reinserção de Marituba III (UCR Marituba III). O curso de Qualidade no atendimento ao cliente visa preparar o profissional para criar uma experiência de excelência ao oferecer um produto e serviço aos seus clientes.

 

Para obter esse objetivo, os custodiados passam por treinamentos como: comunicação verbal e não verbal, abordando assuntos como a apresentação e postura profissional, tecnologia e agilidade, marketing pessoal, as diferentes formas de atendimento, venda e pós-venda, estudando os diferentes tipos de clientes e a melhor forma de atendê-los de acordo com as suas expectativas

 

Izabela Soares, pedagoga e instrutora de aprendizagem do Senar, explica que o curso foi iniciado no dia 10 de maio de 2024, contanto com 40 horas de carga horária pela manhã e à tarde, sendo ofertado para 20 internos. O curso contou com a exposição de vídeos, apostilas, exemplos de líderes, exemplos de funcionários que tiveram premiações quanto ao tratamento e atendimento ao cliente das suas lojas.

 

“A capacitação profissional é uma etapa importante na reinserção social do custodiado, pois quando estiverem de volta à vida em sociedade estarão qualificados a entrar no mercado de trabalho com um curso de excelência no currículo, o que oportuniza mais chances de conseguir um emprego, ou se desejarem, trabalhar por conta própria, estarão capacitados para atender seus clientes com excelência”, ressalta Izabela Soares.

 

Com o total de seis cursos oferecidos no UCR Marituba lll, neste, os internos desenvolveram atividades laborais voltadas às vendas de produtos, oferecimento de serviços, e o empreendedorismo. Além de promover a ressocialização, o curso é importante à medida que qualifica profissionais para ingressarem no mercado de trabalho, possibilitando saber como agir nas diversas situações que encontrarão pela frente, minimizando os erros e aumentando a possibilidade de oferecer um serviço diferenciado no mercado.

 

Foto: Divulgação

 

Izabela acrescenta que a sua experiência nas casas penais é sempre muito positiva, pois é uma oportunidade de estudo, aprendizado e qualificação profissional que proporciona a pessoa privada de liberdade. E sempre há um interesse e participação efetiva da parte deles durante as aulas.

 

“O curso de Qualidade no Atendimento ao Cliente dentro do cárcere possui uma grande importância para todos nós. Diante dos outros cursos que já foram ofertados, a importância dele é como o profissional vai vender, passar sua mercadoria para o cliente, atender o cliente para que tenha um bom atendimento, além da comunicação,” destaca Jocineide Rodrigues Souza, técnica de reinserção social da UCR Marituba lll.

 

“Ter a oportunidade de estar fazendo um curso que a Seap está oferecendo junto ao SENAR é ótimo, um curso de qualidade que vem se expandir para a gente caso queira montar o nosso próprio negócio, ou até mesmo se a gente colocar nosso currículo e conseguir uma vaga de atendente, de vendedor. Então aí vem ampliando várias alternativas para a nossa vida, oportunidades novas,” disse Clovis Ivan Braganeto, interno e aluno do curso.

 

Texto: Ingrid Bandeira / NCS Seap Pará.