Seap realiza a certificação de internos de Vitória do Xingu no Curso de Técnicas de Maquiagem 

Enviado por kaila.fonseca em Sex, 24/05/2024 - 17:14

Foto: Divulgação

 

O curso teve a carga horária de 40 horas e foi ministrado para 20 internas da unidade. As participantes aprenderam como diferenciar tipos e tons de pele e quais as melhores combinações de cosméticos

 



Nesta sexta-feira (24), ocorreu o encerramento do primeiro curso de técnicas de maquiagem na Unidade de Custódia e Reinserção Feminina (UCRF) de Vitória do Xingu, situada na região sudoeste do estado do Pará. Promovido pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o curso teve a carga horária de 40 horas e foi ministrado para 20 internas da unidade.

 

Durante o curso, as participantes aprenderam como diferenciar tipos e tons de pele e quais as melhores combinações de cosméticos. Tiveram noções básicas de visagismo e harmonia de cores, praticando a escolha das tonalidades e o jogo de luz e sombras. Técnicas de maquiagem como, passo a passo e novas tendência, preparação da pele e até habilidades práticas como aplicação de maquiagem, luz e sombra, senso estético e análise da geometria facial. 

 

Dando continuidade no compromisso de garantir a reinserção social das pessoas privadas de liberdade, a atuação conjunta da Seap e do Senac demonstra que através de iniciativas como essa, a ressocialização se torna não apenas um conceito, mas uma prática transformadora, possibilitando um recomeço digno e promissor para essas mulheres. Rosângela do Amaral, Coordenadora da UCRF de Vitória do Xingu, explicou qual a importância de oferecer oportunidades, proporcionando às mulheres as ferramentas necessárias para reconstruir suas vidas de forma digna.

 

0

 

"Acredito que essa iniciativa tem um papel fundamental na ressocialização dessas mulheres, o retorno à sociedade após cometer uma transgressão não é fácil, elas precisam lidar com as consequências do ato infracional que cometeram, e o mais importante, tentar seguir com a vida sem a necessidade de se envolver em atos desta natureza novamente. E é aí que entra o papel da Seap, dar a estas pessoas a oportunidade de aprender uma profissão através do curso de técnicas de maquiagem, que é uma área em expansão no momento, e pode ajudar dar a estas mulheres a capacidade de voltar a sociedade com o conhecimento necessário para reorganizar suas vidas dando a elas a oportunidade de recomeçar de forma digna", disse a coordenadora.

 

De acordo com o Senac, no dinâmico cenário da indústria da beleza, a formação em Técnicas de Maquiagem tem se destacado como um caminho promissor para profissionais em ascensão. A habilidade de transformar um rosto com pincéis e paletas de cores abre portas para um leque diversificado de oportunidades.

 

Ao adquirir as técnicas ensinadas no curso, os alunos se preparam para adentrar o vibrante universo da beleza, onde a valorização de uma maquiagem profissional oscila entre R$100 e R$350. Contudo, o potencial de ganhos não se limita a essa faixa inicial. À medida que os profissionais avançam em sua jornada formativa e especializam-se em áreas específicas, como maquiagem artística, noivas, cinema ou moda, as possibilidades de rendimento e atuação se expandem significativamente.

 

Foto: Divulgação

 

Débora Coelho, Coordenadora do Núcleo de Educação Profissional do Senac em Marabá, unidade educacional responsável pelos cursos no UCRF Vitória do Xingu, destaca como a oferta de cursos profissionalizantes para as pessoas privadas de liberdade tem surtido efeito como forma de ressocialização.

 

“A oferta deste curso é fruto da pactuação existente com a Sectet, por meio da qual a educação profissional do Senac passa a integrar a rede articulada da SEAP, criada estrategicamente em prol da ressocialização de pessoas privadas de liberdade ou egressos do sistema penal. Entendemos que a presença do Senac nesta rede é muito proveitosa, no sentido da possibilidade de levar Educação Profissional às pessoas privadas de liberdade, ampliando assim a visão de mundo dessas pessoas e apresentando a elas possibilidades de geração de renda”, disse a coordenadora.

 

Ainda de acordo com Debora Coelho, tem sido uma experiência produtiva, já que o Senac tem a estrutura suficiente para atuação fora das suas unidades físicas. “A viabilização de cursos através do contrato com a Sectet possibilita que públicos diversos tenham acesso a estas ações educacionais, considerando o fato de que em outras situações talvez isto não acontecesse. É grande a responsabilidade de atendimento a este público, a fim de que homens e mulheres possam resgatar sua cidadania e, principalmente, que venham a reescrever as suas histórias”, concluiu. 

 

Texto Kaila Fonseca / Estagiária NCS Seap Pará