Internos do sistema prisional recebem certificação do curso de técnicas de barbeiro

Enviado por kaila.fonseca em Qui, 11/04/2024 - 16:48

 

 

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), em colaboração com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet), segue promovendo cursos profissionalizantes com intuito de preparar os custodiados para o mercado de trabalho. Nesta quinta-feira (11), aconteceu a certificação de 20 internos da Unidade de Custódia e Reinserção III (UCR III) de Santa Izabel, que concluíram o Curso de Técnicas de Barbeiro, que foi realizado no período de 16 a 20 de janeiro de 2023. 

 

Nos quatro dias de duração do curso, foram abordados aspectos fundamentais como cortes de cabelo e o manuseio adequado de máquinas de corte. Além da certificação de conclusão, os internos receberam uma declaração formal demonstrando o comprometimento e a dedicação com o curso. 

 

Para Erick Borba, interno da unidade e participante do curso, explicou sobre como essas oportunidades ofertadas pela Seap tem beneficiado a sua formação profissional neste período em que se entra em privação de liberdade. “Esse curso, assim como outros, nos dá possibilidade de ter lá fora uma profissão, de sustentar nossa família e de ser alguém", disse o custodiado.

 

A técnica de reinserção Nayara Salomão fala sobre a importância de ofertar esse tipo de cursos para a ressocialização dos apenados. "A reinserção social é um processo. E não se limita à remição de pena e ao preenchimento do tempo ocioso no cárcere. Mas sim, consiste em oferecer caminhos para que a pessoa privada de liberdade consiga se reintegrar à sociedade por meio da aquisição de novos conhecimentos e novas habilidades. Criando oportunidades de trabalho, geração de renda e redução da reincidência criminal", finalizou a técnica

 

Texto: Kaila Fonseca (Estagiária- NCS)