Seap participa do II congresso internacional de mulheres policiais em Brasília

Enviado por ingrid.bandeira em Seg, 01/04/2024 - 09:57
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

 

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) participou do II Congresso Internacional De Mulheres Policiais, no Centro de Treinamento do Tribunal de Contas da União, em Brasília. O evento aconteceu entre os dias 20 a 22 de março e reuniu mulheres de todas as regiões do Brasil e também de países da América Latina, e debateu as estratégias e desafios profissionais enfrentados diariamente pela policiais femininas.

 

A diretora da Central Integrada de Monitoramento Eletrônico (Cime), Tenente Coronel Rita Malcher, juntamente com as policiais penais Sibila Bueno e Patrícia Brito, representaram a Seap Pará no Congresso. Segundo a Tenente Coronel, o evento abordou “assuntos bem interessantes sobre a condição da mulher”.

 

“Levamos pela primeira vez uma representação feminina da Seap do Pará, para um evento exclusivamente para o público feminino realizado em outro estado que foi o segundo congresso internacional de mulheres policiais, onde nós pudemos ouvir e compartilhar sobre as experiências voltadas à nossa condição de mulher e também trazer um pensamento de modo a otimizar o serviço que abarca homens e mulheres na missão de ser policial”, disse Rita Malcher.

 

Foto: Divulgação

 

As palestras abordaram temas como saúde mental, direitos humanos, combate ao assédio, adoecimento no trabalho, atendimento humanizado, feminismo e políticas públicas foram debatidos. O Pará foi representado pelas mulheres da Seap e também, pela coronel da Polícia Militar, Adriana Nacif, representando a Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), a Coronel Bombeiro Militar Gabriela, representando o Corpo de Bombeiros Militar, a Tenente Coronel da PM Elanise, representando a Polícia Militar do Pará e a Major Tainã, que representou Casa Militar da Governadoria.

 

Para Malcher, o congresso também foi uma oportunidade de atualização de conhecimento diante dos desafios enfrentados no serviço policial. “Tivemos oportunidades também de acompanhar uma audiência pública no Senado Federal, que falava sobre a saúde mental do profissional de segurança pública, que é um tema bastante recorrente atualmente. Nós sabemos que a atividade policial influencia pelas características especialíssimas que nós desenvolvemos, algumas influências na saúde mental do profissional”, afirmou.

 

Foto: Divulgação

 

“Fiz parte da maior representatividade de mulheres de diferentes forças policiais do Pará, são mulheres militares, bombeiras e penais, unidas em prol de uma luta coletiva e constante, debatendo estratégias de enfrentamento às diferentes formas de violência institucional contra a mulher na Polícia. Agradeço a Seap por tornar viável esse momento”, finalizou a policial penal da Seap, Patrícia Brito.

 

Texto: Yasmin Cavalcante / NCS Seap Pará

 

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação