Internos aprendem “cartoon” como forma de reinserção social

Enviado por jaime.diniz em Sex, 15/03/2024 - 15:51

.

 

 

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), por meio da Diretoria de Reinserção Social (DRS), iniciou no mês de fevereiro, o novo curso de cartoon. A iniciativa busca promover oportunidades e aprendizado aos internos do sistema prisional da Região Metropolitana de Belém (RMB). As turmas são formadas por custodiados das unidades Unidade de Custodia e Reinserção (UCR) MARITUBA I, II, III. Ao todo, 90 alunos divididos em duas turmas participam do curso, com aulas nos turnos da manhã e da tarde.

 

 

O curso tem carga horária prevista de seis a sete meses e ao termino, os internos terão seus trabalhos expostos em uma mostra. Segundo Luciano Meskyta, professor responsável pelo curso, os alunos vão abordar uma temática importante, como o aquecimento global, enriquecendo suas criações com esse tema relevante. 

 

.

 

 

Para Luciano, as aulas destacam sobre a um importante debate para sociedade. “O aquecimento Global em cartuns propõe alertar para os riscos que o planeta e a humanidade enfrentam, desafiando os alunos a destacarem as consequências do aquecimento global em seus desenhos. Com bom humor e irreverência, os cartuns expressam a importância da preservação ambiental, buscando despertar a sociedade para a seriedade do problema”, destaca o professor.

 

 

Todos os participantes concluintes vão receber uma declaração de participação, reconhecendo seu envolvimento e esforço no desenvolvimento de suas habilidades artísticas. “É com alegria que ministro as aulas de cartoon no UCR Marituba, essa já é a terceira unidade que trabalho, uma frase que define esse meu trabalho hoje é ‘Cartunista Salva Vidas’”, finaliza Luciano.

 

 

.

 

 

Texto: Jaime Diniz / NCS Seap Pará