
Homens e mulheres custodiados em casas penais da Belém, Ananindeua, Marituba, Capanema e Salinas participam esta semana de uma atividade diferente. Por iniciativa da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), em parceria com a Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe), as casas penais vão receber no período de 2 a 6 de setembro sessões de cinema para a exibição do filme “Nada a Perder 2”. O projeto “Cinema Solidário” tem sido realizado em todo o país.
O pastor Henrique Pires explica que o objetivo das exibições nas unidades penais é provocar a reflexão dos detentos. “O filme narra a história do bispo Edir Macedo. Quando a pessoa assiste ao filme, ela se sente motivada a se posicionar e a mudar seu mundo porque trás uma mensagem de transformação, de recuperação,e de que é possível mudar a situação e vencer os problemas da vida", disse o pastor
A expectativa para o evento era grande. Os aparelhos de alta tecnologia de som e imagem fizeram com que os internos se sentissem em uma sala de cinema. Para aumentar essa sensação, a Igreja Universal também distribuiu pipoca e refrigerante durante a exibição do filme.
Uma das detentas, que não quis se identificar, assistiu o filme e contou que já frequentava a igreja há muito tempo. “Estou muito feliz mesmo. Essa iniciativa da igreja é muito boa. Eu já tinha visto o primeiro filme no cinema e gostei muito. Poder ver o segundo aqui é ótimo. É importante saber mais sobre a história do bispo e ver que todo mundo pode vencer na vida" disse a detenta.
Evandro Pantoja, diretor da Central de Triagem Metropolitana II (CTMII), garante que essas ações ajudam a manter a tranquilidade dentro das casas penais. "É de suma importância a parceria com todas as igrejas e receber essas atividades porque acalmam os internos e situações de tensão dentro do cárcere são evitadas", garante o diretor.
Para o diretor de Reinserção Social da Susipe, Belchior Machado, a iniciativa complementa as atividades de reinserção social desenvolvidas nas penitenciárias. “Eventos como esse são fundamentais para a reinserção social, pois eles tratam de transformar e renovar o caráter dessas pessoas que hoje se encontram encarceradas. A partir do momento que eles têm atividades que resguardam a assistência religiosa, a educação e o trabalho, fazem com eles consigam sair daqui seres humanos melhores", explica Belchior.
O filme "Nada a perder 2" é o segundo e último longa baseado na série de livros escrita pelo jornalista Douglas Tavolaro sobre a vida de Edir Macedo. Enquanto o primeiro mostrava a busca espiritual de Macedo, desde a infância, até o surgimento da Igreja Universal do Reino de Deus; a continuação foca no crescimento da Universal pelo mundo.
Cronograma de Exibição do filme:
02/09: Centro de Recuperação Feminino (CRF) e Centro de Recuperação do Coqueiro (CRC), da Central de Triagem Metropolitana II (CTMII).
03/09: Centro de Recuperação do Coqueiro (CRC) e Centro de Detenção Prisional de Icoaraci (CDPI).
04/09: Presídio Estadual Metropolitano I (PEMI)
05/09: Unidade Materno Infantil (UMI) e Centro de Progressão Penitenciária de Belém (CPPB)
06/09: Centro de Recuperação Regional de Capanema (CRRCAP) e Centro de Recuperação Regional de Salinas (CRRSAL).
Por: Melina Marcelino.