Oriximiná e Juruti recebem novas carceragens administradas pela Susipe

Enviado por jaime.diniz em Qua, 18/09/2019 - 10:51

.

 

A Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe) recebeu da Delegacia Geral da Polícia Civil dos municípios de Oriximiná e Juruti, no oeste do estado, duas novas carceragens para administrar. Essa parceria já havia entrado em diálogo há algum tempo e como a PC abriu uma nova delegacia, as carceragens foram reformadas e cedidas à Susipe.

 

Diálogos com o deputado de Oriximiná, Ângelo Ferrari, com a Secretaria de Estado de Administração (Sead), com a Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) e com a Delegacia Geral da Polícia Civil foram realizados para que a parceria fosse possível.

 

Segundo o Secretário Extraordinário de Estado para Assuntos Penitenciários, Jarbas Vasconcelos, a aquisição das novas carceragens vai melhorar a segurança pública. “Nós vamos ter uma carceragem boa em Oriximiná e em Juruti com os nossos agentes prisionais porque realmente não é a função dos policiais civis cuidar dos presos e sim cuidar do cidadão. Então nós vamos aumentar o número de segurança de quem está preso em Oriximiná e em Juruti, ofertar tratamento mais humano para os presos.”

 

Para o deputado Ângelo Ferrari, que sempre apoiou essa questão, esse é um momento importante que vai melhorar a vida dos detentos da região. "Desde o início do mandato a gente tem lutado junto para melhorar a vida dos nossos presos. Em Oriximiná é uma situação em que a gente sabe que o indivíduo tem que ir para Santarém de forma improvisada e que agora a Susipe vai assumir. Além disso, a gente sabe que a Polícia Civil tem outras funções que são investigar e cuidar da população civil", disse o deputado. 

 

Antes, os presos provisórios dos municípios de Oriximiná e Juruti tinham que ser encaminhados para Santarém, o que muitas vezes era dificultoso. “A gente é muito preocupado com essa situação de movimentar preso provisório porque nós tínhamos que levar para Santarém e com isso a família tinha que gastar dinheiro com deslocamento e advogado em Santarém. Com essas carceragens todos esses problemas serão evitados. Ter um sistema prisional bom na região significa ter segurança pública”, afirmou o secretário Jarbas Vasconcelos.

 

 

Por Assessoria de Comunicação Social.