Atendimento jurídico é intensificado na CPASI

Enviado por jaime.diniz em Seg, 23/09/2019 - 07:27
.
Foto: Akira Onuma.

 

A Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe), por meio da Diretoria de Execução Criminal (DEC), iniciou uma grande ação de assistência técnico-jurídica aos internos custodiados na Colônia Penal Agrícola de Santa Izabel (CPASI), localizada no Complexo Penitenciário de Santa Izabel, nesta segunda-feira (23).Os serviços vão continuar durante toda a semana, finalizando na próxima sexta-feira (27).

 

 

A ação tem como objetivo dar continuidade aos atendimentos jurídicos iniciados pela Operação Opus na colônia penal. “Na Operação Opus não conseguimos atender todos porque estávamos atendendo as casas simultaneamente. Nossa meta, desde a operação, é atender a casa toda. Temos mais ou menos 1.500 presos na CPASI e a nossa meta é o atendimento a toda a população”, contou Fernanda Sousa, diretora de Execução Criminal (DEC). Ao todo, já foram atendidos 1.065 detentos. 

 

 

No primeiro dia de ação, 129 internos foram atendidos com verificação de benefícios, como uma possível progressão, remição ou extinção de pena, além de possíveis transferências para o Centro de Progressão Penitenciária de Belém (CPPB), por exemplo”. Fernanda Sousa ainda explica como se deu a realização do mutirão. “Depois que a Opus encerrou, na semana seguinte nós mandamos uma equipe da DEC para mais quatro dias de atendimentos. Agora renovamos para mais essa semana e iremos atender o restante da população carcerária. Faltam cerca de 600 atendimentos para zerarmos a CPASI”, explicou.

 

 

A Susipe tem melhorado as condições de vida dentro do cárcere intensificando as realizações de mutirões com atendimentos jurídicos, médicos e biopsicossociais. Segundo a diretora da DEC o trabalho está sendo muito bem desenvolvido e precisa avançar. ”Eu acredito que precisamos avançar na fiscalização da pena, proporcionando uma modernização dos nossos serviços, profissionalizando as nossas equipes, o atendimento técnico e o fortalecimento de parcerias”, afirmou Fernanda Sousa.

 

 

 

Por Fernanda Cavalcante, sob orientação de Vanessa Van Rooijen.