"Vem pra Feira" comercializa produtos típicos do Círio

Enviado por jaime.diniz em Sex, 04/10/2019 - 12:28
.
Foto: Vanessa Van Rooijen

 

A edição do "Vem pra Feira" desta quinta (3) e sexta (4) é alusiva ao Círio de Nossa Senhora de Nazaré. No primeiro dia de venda, ocorrido na manhã desta quinta-feira na sede da Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe), foram vendidos cerca de 100 patos abatidos. Além disso, são vendidos outros ingredientes das tradicionais receitas do Círio, como o jambu e o tucupi. Todos os produtos são cultivados pelos internos da Colônia Penal Agrícola de Santa Izabel (CPASI), localizada no Complexo Penitenciário de Santa Izabel, e vendidos até 20% mais barato que no mercado convencional. 

 

De acordo com o assessor de Projetos da Diretora de Reinserção Social da Susipe (DRS), Gerson Santos, o projeto "Vem pra Feira", na sua edição especial que antecede as festividades do Círio de Nazaré, vem se consolidando a cada ano. "É muito satisfatório saber que os itens produzidos pelos apenados e ofertados na feira, acabam tendo um valor imensurável porque estarão presentes no almoço das famílias logo após a procissão de fé. Há um simbolismo enorme por trás de tudo isso, pois a dedicação de cada apenado no cultivo e no fluxo de produção de todos itens é sustentado na esperança de dias melhores para suas respectivas vidas", afirma.

 

O kg do pato está sendo vendido por R$ 25,00. Na feira é possível encontrar ainda artesanados feitos por internas da Cooperativa Social do Trabalho e Arte Feminina Empreendedora (Coostafe), do Centro de Recuperação Feminino (CRF), em Ananindeua; e produtos de marcenaria confeccionados por internos da CPASI, Central de Triagem Metropolitana II (CTM II) e Centro de Recuperação do Coqueiro (CRC). 

 

Luzia Deise é interna e uma das cadastradas na Coostafe. Ela confecciona diversos objetos feitos com biscui e expõe nas feiras para venda. Custodiada no semiaberto do CRF, Deise afirma que é uma grande felicidade ver o trabalho que ela produz ser reconhecido pelas pessoas. "Essa é uma oportunidade de mostrar que no cárcere tem pessoas boas. Pessoas que estão lá por um erro, mas que estão trabalhando para concertá-lo. Meu sonho é poder, quando sair do CRF, ensinar para crianças as artes e o trabalho que aprendi dentro da unidade. Quero mostrar para elas a importância do trabalho e do estudo para que nunca entrem no mundo do crime", deseja. 

 

A ex-governadora do estado do Pará, Ana Júlia Carepa, visitou pela primeira vez a feira e se emocionou com os produtos a venda e o trabalho feito pelos internos. "Fiquei contente com a feira porque podemos valorizar o trabalho que é feito por aquelas pessoas que estão cumprindo pena e privadas de liberdade, mas que tem a oportunidade de fazer um trabalho bonito e receber um retorno por isso. Só se ressocializa se a pessoa for incluida de novo na atividade produtiva e na sociedade. Parabéns para a Susipe. Para nós clientes é uma oportunidade de nós vermos os produtos lindos que são feitos para celebrar essa festa da fé: o Círio", afirma.  

 

Nesta sexta-feira a programação ocorrerá no Museu Emílio Goeldi, localizado na avenida Magalhães Barata, em Belém. No sábado haverá uma edição extra da feira direcionada para os condôminos do Condôminio Jardim Universotário, localizada na avenida Perimetral, no bairro do Guamá.   

 

 

Por: Vanessa Van Rooijen.