Projeto PERNOH ofertada cursos profissionalizantes para 179 internos

Enviado por jaime.diniz em Sex, 11/10/2019 - 12:51

.

 

A Superintendência do Sistema Penitenciário (SUSIPE) em parceria com o Ministério Público do Trabalho e com a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) do Governo do Pará promovem cursos profissionalizantes nas unidades prisionais. Aos internos custodiadas. Na manhã desta quinta-feira (10) aconteceu a primeira aula do curso de panificação no Centro de Reeducação Feminino (CRF), que contou com a presença do Procurador do Trabalho Sandoval Alves, do Diretor do Seaster José Raimundo Portilho e Belchior Machado, diretor de Reinserção Social da Susipe e da coordenação da Força-tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP).

 

Os cursos são uma parceria por meio do projeto PERNOH: Escrevendo e Rescrendo Sua História, do Mistério Público do Trabalho, liderado pelo Procurador Sandoval Alves, o governo do Estado do Pará e empresas privadas.

 

Serão 179 vagas em cursos profissionalizantes, em parceria com a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), e serão executados pelo Instituto Vitória Régia em unidades penais do Estado.

 

“Com base nas ações que eu faço no Ministério Público do Trabalho eu pego um ilícito trabalhista, junto a empresa, corrijo e abro uma oportunidade para a empresa fazer trabalho social. Tudo isso é uma ação conjunta e integrada entre o poder judiciário, policia civil, entre outros órgãos e instituições, cada uma contribuindo para um bem comum.”, disse o Procurador.

 

Para o Diretor da Seaster, Raimundo Portilho, o foco está na reinserção social “Importante para nós contribuir com a reinserção social ajudando no emprego e renda de quem um dia sairá daqui e vai conseguir trabalhar ou abrir seu próprio negócio”.

 

Além da FTIP contribuir para a segurança das unidades onde acontecerão os cursos, um Coordenador de Ensino, o pedagogo Levisson do Anjos, está presente nas ações que realizadas em conjunto com a Susipe em busca de parcerias para implementação de cursos. “Estamos fazendo um planejamento para que consigamos colocar em prática tudo que queremos fazer nas unidades onde estamos atuando”, disse ele.

 

Belchior Machado, diretor da DRS, afirma que a parceria com a Seaster, por intermédio do PERNOh, é de essencial importância para a reinserção social, pois garante a qualificação profissional aos custodiados do sistema, possibilitando oportunidades em projetos de labor prisional e perspectivas de emprego no mercado formal ao se tornarem egressos. "É uma parceria que contribui para a execução da pena de forma digna e humana, que garante às pessoas privadas de liberdade do nosso sistema os direitos preconizados na Lei de Execução Penal", afirma.

 

As unidades que receberão e os cursos oferecidos serão: CRC: Marcenaria e Eletricista residencial e industrial CRF: Panificação/Confeitaria e Culinária Básica CTM2: Marcenaria e Pintor de obras PEM 1: Aux. Administrativo e Pintor de Obras CPJA: Garçom e Garçonete CRPP3: Eletricista Residencial e Predial CDPI: Auxiliar Adm. e Garçom e Garçonete No total serão 15 vagas para cada curso Por: Assessoria de Comunicação Social.