Conquistando a Liberdade é realizado em três escolas do Guamá

Enviado por jaime.diniz em Sex, 18/10/2019 - 05:53
.
Foto: Divulgação Susipe.

 

O projeto Conquistando a Liberdade promovido pela Diretoria de Reinserção Social (DRS) da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe) realizou mais uma ação de limpeza e reparos em prédios públicos. Dessa vez, a ação ocorreu simultaneamente em três escolas localizadas no bairro do Guamá, em Belém, na última quinta-feira (17) e nesta sexta-feira (18).

 

Cumprindo o cronograma da Susipe dentro do Programa Territórios pela Paz do Governo do Estado, 10 internos da Colônia Penal Agrícola de Santa Izabel (CAPSI), localizada no Complexo Penitenciário de Santa Izabel, realizaram trabalhos de limpeza, conservação e recuperação ambiental na Escola Estadual Barão de Igarapé Miri, Escola Zacarias de Assunção e Escola Frei Daniel. 

 

“Estamos avançando com o Projeto Conquistando a Liberdade dentro do programa Territórios pela Paz. Dessa vez, conseguimos atuar em três escolas diferentes nos mesmos dias. Um dos objetivos do projeto é ajudar o custodiado a retornar ao convívio em sociedade e contribuir com a revitalização de escolas e outros espaços públicos, além de remir a pena em um dia a cada três dias de trabalho”, afirmou o diretor de Reinserção Social (DRS), Belchior Machado.

 

Além da conservação ambiental, os alunos participaram do Papo di Rocha, momento em que puderam conversar, mediados por um técnico da Susipe, de forma aberta com os custodiados. O diretor de Reinserção Social explica como funciona a conversa: “No Papo di Rocha são mostradas as mazelas sofridas em consequência dos delitos cometidos, objetando a não incidência da juventude na criminalidade. A partir do contraexemplo, os adolescente e jovens percebem que a violência não é o caminho a ser seguido, diminuindo a incidência desses sujeitos no mundo do crime”.

 

 

Por Fernanda Cavalcante, sob orientação de Vanessa Van Rooijen.