Enem PPL tem 18 por cento a mais de inscritos para a prova deste domingo, 09

Enviado por yasmin.cavalcante em Sáb, 08/01/2022 - 19:36

Neste domingo (09), 1.707 mulheres e homens custodiados pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária farão a prova do Enem PPL (Pessoas Privadas de Liberdade), um aumento de mais de 18 por cento de inscritos, em relação a 2020. As provas serão aplicadas em 47, das 51 unidades penais do Estado. Como em anos anteriores, as equipes da Seap organizaram todas as salas e estarão de plantão nas unidades para que as provas ocorram dentro da normalidade, com a garantia do cumprimento dos protocolos de saúde e segurança.

 

Ano passado, mais de 3.500 custodiados estudaram no ensino formal, desde a alfabetização, passando pela Educação de Jovens e Adultos, no ensino superior por meio do EaD (Ensino à Distância), em cursos profissionalizantes, projetos de leitura para remição de pena e atividades não formais de educação. A Seap também lançou o “Educação, 100 por Cento Liberdade”, projeto piloto em parceria com a Seduc, no Centro Regional de Reeducação de Mocajuba, onde todos os custodiados estudam. Este projeto a Seap vai implantar nas 51 unidades, para colocar todos os custodiados e custodiadas na ‘sala de aula’.

 

O Enem PPL favorece o aprendizado das pessoas privadas de liberdade. A Seap mantém salas de aula, estrutura e equipe com suporte necessário para a realização de estudos e do exame, além de manter a motivação das PPL´s para aprender e prestar o Enem PPL para ingressar no ensino superior. Com sessões de cinema e leitura, debates e textos escritos sobre os temas dessas atividades, eles também se preparam para a redação.

 

No semestre passado, a Seduc transmitiu aulas de revisão pela TV e Portal Cultura, para complementar e ajudar os custodiados nos estudos.  Os custodiados que participam do Enem podem continuar aprendendo por meio dos ensinamentos ministrados pelo supervisor penitenciário, responsável pelo curso preparatório para o Enem.

 

As unidades prisionais com o maior número de inscritos para a prova do Enem PPL desse domingo são o Centro de Reeducação Feminino de Ananindeua, o Centro de Recuperação Especial Coronel Anastácio das Neves, a Colônia Penal Agrícola de Santa Isabel, e os Presídios Estaduais Metropolitano I e II.

 

Nas unidades da Seap, o desempenho da educação básica progrediu significativamente desde 2018. No EJA - Educação de Jovens e Adultos, em 2018, o número de inscritos foi de 1.268 custodiados, já em 2021 aumentou para 1.439.

 

O número mais expressivo foi na alfabetização. Em 2018, 146 pessoas privadas de liberdade foram alfabetizadas. Já em 2021 esse número saltou para 707 PPL’s que foram alfabetizadas dentro das unidades.

 

Após ser aprovado pelo Enem, o custodiado ingressa na universidade por meio do Ensino à Distância (EaD), com apoio do Seap que faz cooperação com entidades parceiras que doam bolsas aos custodiados. Para a Seap, a educação é uma das mais importantes ferramentas para a reinserção social das pessoas privadas de liberdade e para a remição de pena.