Seap fecha mais uma carceragem no interior do estado para acabar com unidades improvisadas

Enviado por yasmin.cavalcante em Sex, 07/01/2022 - 17:38

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Pará (Seap) desativou mais uma carceragem no interior do estado. Nesta sexta-feira (07), a antiga carceragem de Almeirim foi desativada, com a transferência de 15 (quinze) internos e o remanejamento de 9 (nove) servidores do sistema para o Complexo Penitenciário de Santarém, no Oeste do Pará.

 

O trabalho está sendo executado sob a coordenação da Diretoria de Administração Penitenciária (DAP). A transferência é parte da política da Seap para acabar com todas as carceragens instaladas em antigos anexos, usados como prisões, que foram mantidas em delegacias da Polícia Civil, em gestões anteriores. 

 

A Seap, através da DAP, transferiu também toda a estrutura que é usada pelas áreas operacional e administrativa, como os equipamentos de biometria, computadores e uma viatura (VTR), que seguiram viagem de embarcação junto com a transferência dos custodiados.

 

Durante toda a transferência foram mantidos os protocolos de segurança e saúde, com a logística necessária para o transporte aquaviário, com escolta feita por policiais penais, totalizando 18 operacionais. A coordenação no local foi feita pelo Diretor do complexo Penitenciário de Cucurunã Santarém, Coronel-QOPM Tarcísio.

 

Vale ressaltar que a operação de transferência está sendo executada de forma ordeira e produtiva, observando todos os protocolos de segurança, bem como garantindo a hidratação, alimentação e integridade física e mental dos internos. A viagem tem previsão de chegada em Santarém para este sábado (08).