‘Projetar o Futuro’ promove a reflexão sobre temas do cotidiano pela exibição de filmes a custodiados do PEM I, em Marituba

Enviado por yasmin.cavalcante em Qui, 06/01/2022 - 14:50
Foto: Divulgação
Foto: Ascom/Seap

 

Desde junho de 2021, o ‘Projetar o Futuro’, iniciativa que leva sessões de cinema às pessoas privadas de liberdades, nas casas penais do Pará, passou a fazer parte das atividades desenvolvidas no Presídio Estadual Metropolitano I (PEM I). Nos últimos seis meses, a primeira turma, formada por 19 custodiados, participou das sessões semanais do projeto. Hoje (06), na cerimônia de encerramento da primeira turma, o ‘Coral Voz e Violão – Uma Canção para a Liberdade’ realizou uma apresentação, e os trabalhos artesanais executados pelos custodiados ficaram em exposição.

 

A ação, desenvolvida pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), por meio da Diretoria de Reinserção Social (DRS), tem como objetivo promover à reflexão sobre temas do cotidiano através da exibição de filmes, estimulando o potencial de interpretação e escrita dos reeducandos. Os participantes do projeto podem ser beneficiados com a remição de pena, por se tratar de uma atividade educacional, como prevista na lei de Execução Penal. A atividade favorece a ressocialização, para que fora do sistema, o egresso possa viver de maneira digna.

 

As atividades são coordenadas pela DRS, e desenvolvidas pelo setor de reinserção social das unidades, com o apoio de psicólogos e assistentes sociais, que trabalham diretamente com os custodiados. Além da direção, equipe técnica e demais servidores do PEM I, instituições como a Prefeitura Municipal de Marituba e a Igreja Universal são entusiastas do projeto.