Seap e Uepa realizam visita técnica ao Complexo Penitenciário de Santa Izabel e avançam na elaboração do convênio em saúde

Enviado por yasmin.cavalcante em Qua, 05/01/2022 - 16:02
Foto: Divulgação
Foto: Comunicação/Seap​

 

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e a Universidade do Estado do Pará (Uepa) avançam no processo de elaboração do convênio na área da saúde, que beneficiará os custodiados do sistema penitenciário paraense com o atendimento básico e especializado, utilizando a tecnologia, por meio da telemedicina. Na manhã de hoje (05), diretores do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS/Uepa), acompanhados pela equipe da Diretoria de Assistência Biopsicossocial da Seap, sob comando da diretora Régia Sarmento, realizaram visita técnica às unidades de atendimento à saúde do Complexo Penitenciário de Santa Izabel.

 

As instalações da Unidade Básica de Saúde (UBS), do Hospital Geral Penitenciário (HGP) e da Cadeia Pública para Jovens e Adultos (CPJA) foram visitadas pela comitiva. A Seap pretende disponibilizar os espaços para que, por meio do convênio, a Universidade do Estado do Pará possa implantar o serviço de telemedicina, mas também, ofertar atendimento presencial, com espaços para práticas profissionais, projetos de extensão e estágios acadêmicos na área da saúde. A parceria fortalecerá o papel do Estado na promoção de uma custódia humanizada e garantidora dos direitos fundamentais das pessoas privadas de liberdade.

 

O objetivo da visita técnica foi avaliar as instalações da UBS, do HGP e das Unidades Prisionais do Complexo, e estabelecer os espaços que já estão aptos a serem utilizados pela Uepa, por disporem de infraestrutura, com equipamentos modernos e atualizados. A UBS, por exemplo, já dispõe de sala para exames de imagem (raio-x), sala para coleta de exames laboratoriais, farmácia, além de outras instalações em bom funcionamento. Por outro lado, a visita também serviu para reconhecer os déficits e as melhorias necessárias para o pleno funcionamento das atividades a serem implantadas, tendo como prioridade a telemedicina.

 

Para Régia Sarmento, diretora de Assistência Biopsicossocial, esta etapa foi fundamental para o reconhecimento da capacidade estrutural das unidades prisionais para implantação da telemedicina, e de espaços de prática profissional, estágio e residência multiprofissional. “A visita técnica foi muito importante e determinante para que a equipe técnica da UEPA pudesse conhecer nossos espaços e mostrarmos que temos equipe de saúde e estrutura para receber os serviços disponibilizados pela universidade”, comentou.

 

O diretor do CCBS/Uepa, Emanuel de Jesus, se mostrou surpreso com a imensidão dos serviços de saúde que a Seap realiza dentro das unidades do Complexo Penitenciário de Santa Izabel. “A gente está surpreso, e achamos que a universidade tem muito a acrescentar do ponto de vista da melhoria da qualidade da saúde no sistema prisional. Não só no estado do Pará, mas no Brasil todo. A gente pode inserir ensino, pesquisa e a própria assistência, que é a extensão dentro do sistema prisional. Com isso, a universidade contribuirá com a sua ação social, dentro do contexto, trabalhando também para melhorar a assistência à saúde no sistema prisional a nível de Brasil”, frisou.

 

A visita técnica é parte das atividades realizadas para construção do convênio, utilizada para embasar as ações que serão executadas na posterior assinatura, etapa seguinte no processo. A partir da visita técnica, com os inúmeros aspectos positivos observados, a Seap e a Uepa decidiram iniciar o mais breve possível a implantação de telemedicina. A universidade disponibilizará o atendimento médico especializado nas áreas de dermatologia, cardiologia, traumatologia, infectologia e ortopedia

 

O técnico de enfermagem e chefe biopsicossocial da CPJA, Cleiton Sena, vê com bons olhos a parceria, especialmente, pela possibilidade de ter inúmeros profissionais, de diferentes especialidades, trabalhando juntos em prol da saúde dos custodiados. “Essa visita à unidade foi muito importante. Acredito que não só para unidade, mas para todo o polo de Americano, pois nós temos um grande quantitativo de PPLs com várias patologias, e essa parceria vem para enriquecer o trabalho que realizamos aqui”, finaliza.

 

Unidades prisionais, como a CPJA, atendem elevado número de internos com problemas cardíacos, doenças infectocontagiosas – como o HIV e a Tuberculose – e diversas outras. A Seap tem empreendido todo os esforços para realizar o melhor atendimento aos seus custodiados, promovendo periodicamente campanhas para alertar sobre a importância da prevenção e tratamento de doenças, assim como, fazendo a testagem e oferecendo tratamento. Mas certamente, vê em parcerias como a que estabelecerá com a Uepa, um caminho fundamental para concretização dos objetivos estabelecidos pelo Estado na promoção de uma custódia digna.

 

Na visita ao complexo, também estiveram presentes, Simone Beverly, vice-diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS/Uepa); Gilvânia Corrêa, da Coordenação de Planejamento (CCBS/Uepa); Patrícia Leite, da Assessoria de Projetos Especiais (CCBS/Uepa); Maria Rocha, gerente de saúde física e mental (DAB/Seap); e Thamires Portal, coordenadora de Assistência Social (DAB/Seap). Além dos diretores, Marineth Alves, diretora da UBS; Lima, diretor do HGP; e João Pinheiro, diretor da CPJA.