Programação especial com internas marca Dia Internacional da Mulher no CRF

Enviado por yasmin.cavalcante em Qua, 09/03/2022 - 08:59

 

Apresentação de música clássica, certificações de oficinas e emissão de documentos foram algumas das atividades realizadas na última terça-feira (08)

 

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

 

Na tarde desta terça-feira (08), ao invés de um tradicional tablado de um teatro, um salão com cadeiras modestas no Centro de Reeducação Feminino (CRF), de Ananindeua, foi o palco para a apresentação da mezzo-soprano carioca Carolina Faria, acompanhada do pianista Vitor Filomeno. Com trechos da ópera “Carmen”, de Georges Bizet, Carolina emocionou as homenageadas e deixou o recado: “Não deixem que o cárcere determine quem vocês são”, frisou. 

 

A cerimônia desta tarde, organizada pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), abriu as comemorações pelo Dia Internacional da Mulher, marcando o início de uma série de serviços e atendimentos que serão oferecidos às internas do CRF nos próximos dias. Logo no início do evento, a SEAP, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura (Secult), realizou a certificação das custodiadas que participaram de oficinas realizadas no ano passado, e envolveram temas como “Visagismo em Ópera” e “Figurinos em Ópera”, dentro do projeto “Sons da Liberdade”, fruto do trabalho conjunto entre as duas secretarias. 

 

Para o diretor do Theatro da Paz e um dos idealizadores do projeto “Sons de Liberdade”, Daniel Araújo, a iniciativa é inovadora e visa a transformação de vidas. “Ele (o projeto) usa a arte como fator de motivação, de resgate dos valores, das virtudes humanas. O projeto traz a música como essa ferramenta divina que tem o poder e o potencial de entrar na alma humana”, afirmou. 

 

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

 

Já o promotor de Justiça Edivar Cavalcante, que acompanha de perto o trabalho desenvolvido pela SEAP, disse que é motivo de comemoração para toda a sociedade o avanço que hoje se observa no sistema penitenciário, sobretudo no que se refere à reinserção social. “A SEAP tem proporcionado muitas oportunidades, aos custodiados, de retornar para a sociedade com uma capacidade profissional e assim poder fazer parte do mercado de trabalho. Isso nos deixa muito felizes”, afirmou.

 

A secretária de Estado de Cultura Úrsula Vidal destacou a força que a arte e a cultura têm de ajudar a reescrever a história das custodiadas. “Elas estão aqui demonstrando a cada um de nós neste Dia Internacional da Mulher que nós temos a capacidade de reescrever a nossa história. Quando a arte, a cultura e o compromisso com um mundo mais justo e mais solidário se encontram, o resultado é esse”, refletiu.

 

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

 

"Balcão de Direitos"

 

Durante o evento, a Defensoria Pública do Estado (DPE) deu início ao atendimento das custodiadas dentro do projeto "Balcão de Direitos", que trabalha com a emissão de documentos. Em breve, será realizado no local um mutirão de atendimentos jurídicos. 

 

A defensora pública Úrsula Mascarenhas ressaltou a missão da DPE em garantir direitos fundamentais para as mulheres privadas de liberdade, como saúde, educação e trabalho. “É difícil, mas tem sido muito satisfatório atuar nessa luta pelo desencarceramento. Nós estamos comprometidos com isso”, pontuou.

 

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

 

Por fim, o titular da SEAP, Jarbas Vasconcelos, frisou a importância de comemorar o Dia Internacional das Mulheres garantindo e cumprindo direitos. “Hoje nós temos muito orgulho de devolver à sociedade pessoas que têm plena consciência da sua cidadania”, disse. 

Ainda dentro da Semana da Mulher, a Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua (Sesau) também irá levar às mulheres privadas de liberdade ações em saúde, com atendimentos em ginecologia e saúde mental.