Centro Regional de Governo leva saúde para detentos em Santarém

Enviado por jaime.diniz em Sex, 25/10/2019 - 05:33

.

 

Desenvolvida pelo Governo do Estado, a ação que iniciou na terça-feira (23) e prosseguiu na quarta (24) finaliza uma força-tarefa de intervenção penitenciária, através da qual estão sendo ofertados serviços de verificação de PA, teste de glicemia, testes rápidos para sífilis, HIV e Hepatite B, vacinas, atendimentos de enfermagem, saúde bucal e atendimentos médicos de infectologia.

 

A ação foi organizada pelo Centro Regional de Governo do Oeste do Pará, e teve como parceiros o Hospital Regional do Baixo Amazonas, a Secretaria de Estado de Saúde (SESPA) e a Secretaria Municipal de Saúde de Santarém (SEMSA) e visa atender um público de aproximadamente mil detentos, reunindo as três unidades dentro do complexo penitenciário: Centro de Recuperação Agrícola Silvio Hall de Moura (CRASHM), Centro de Triagem Municipal de Santarém (CTMS) e Centro de Recuperação Feminino (CRF), (ressaltando que dentro do complexo funcionam duas unidades de saúde, as quais recebem suporte com a ações desenvolvidas e oferta de medicamentos e insumos).

 

As atividades fazem parte da Operação Panóptico, a qual tem o objetivo de retomar o controle de unidades, implantar procedimentos semelhantes aos do Sistema Penitenciário Federal (SPF) e treinar 485 servidores contratados pelo governo do estado.

 

Talita Cunha, coordenadora de Saúde do Centro Regional de Governo, explica que a ação foi solicitada pelo Coronel Vicente Neto, diretor do CRASHM, em Santarém.

 

“Recebemos a solicitação do Coronel, e compreendemos a importância da ação de saúde no local. Buscamos as parcerias e acreditamos que nesses dois dias será possível realizar um bom atendimento, lembrando que são duas fases, a primeira foi de higienização do local, realizada pela Susipe, com a entrega de kits de higiene bucal, cortes de cabelo, entre outros serviços e essa segunda parte, que nós ajudamos a organizar, que são os atendimentos de saúde”, concluiu.

 

Essa ação marca a finalização da força tarefa de intervenção penitenciária, que teve início dia 15 do mesmo mês, desenvolvida por agentes da Força-tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP), do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), em operação conjunta com o Comando de Operações Penitenciárias (COPE), da Polícia Militar.

 

Por: Por Ronilma Santos (SRGBA)