Setor de oficinas de cursos é inaugurado no CRF

Enviado por jaime.diniz em Sex, 08/11/2019 - 07:10
.
A inauguração contou com a presença do diretor de Reinserção Social da Susipe, Belchior Machado; o juiz da Vara de Execução Penal, dr. Deomar Barroso; o promotor de execução penal do Ministério Público do Estado do Pará, Samir Dahas.

 

 

As internas do Centro de Recuperação Feminino (CRF), de Ananindeua, receberam um novo espaço para estudar e trabalhar. O setor de oficinas de cursos foi criado no lugar de uma área abandonada dentro da unidade pela Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe), Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP) e Vara de Execução Penal (VEP). A inauguração ocorreu na manhã desta sexta-feira (8), com a presença do diretor de Reinserção Social da Susipe, Belchior Machado; o juiz da Vara de Execução Penal, dr. Deomar Barroso; o promotor de execução penal do Ministério Público do Estado do Pará, Samir Dahas; a diretora do CRF, Thais Barra; e agentes prisionais do estado e da FTIP. 

 

Para Cleuma Martins, que está há 2 anos e dois meses no CRF, a inauguração desse novo espaço é importante para que elas possam se desenvolver profissionalmente. "O sistema tem melhorado muito para mim porque estou recebendo a oportunidade de aprender cada vez mais e ter a possibilidade de levar o conhecimento para gora. Agora farei um curso de culinária. É muito importante porque, além de gostar de cozinhar, esta é uma forma de geração renda quando eu for egressa. Eu creio que com a inauguração dos novos espaços iremos aprender ainda mais para trabalharmos do lado de fora", comemora. Cleuma é cadastrada na Cooperativa Social de Trabalho Arte Feminina Empreendedora (Coostafe), trabalhando com diversos segmentos do artesanato.

 

Deomar Barroso, juiz da Vara de Execução Penal (VEP), resume a inauguração em uma palavra: esperança. "Temos fé de dias melhores, que as internas possam ter um tratamento cada vez mais humanizado. É necessário ainda um tratamento respeitoso de todos. O espaço foi criado para realização de cursos, um novo alojamento feminino foi entregue e a participação da mão de obra carcerária por meio dos internos da Central de Triagem Metropolitana II (CTM II) representam as possibilidades de reinserção social dos internos", destaca.

 

A ideia da reforma foi do agente prisional da FTIP, Henrique da Silva, lotado na Penitenciária Federal de Mossoró, do Departamento Penitenciário Nacional/ DEPEN. Ele conta que viu o espaço abandonado e decidiu fazer algo para tornar o lugar melhor para as internas e agentes. "O objetivo da FTIP não é apenas a segurança. Nós implantamos os procedimentos e damos assistência. Melhoramos as estruturas e oferecemos espaço para realização dessas assistências. No CRF tinha esse espaço abandonado então pensamos em criar um local para realização dos cursos de capacitação. O único espaço que tinha antes era uma sala normal, que tinha a programação intercalada entre o ensino formal e a realização dos cursos. Agora as atividades poderão ocorrer paralelamente e de forma intensa em prol das detentas", afirma. 

 

Samir Dahas, promotor da Execução Penal do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), afirma que a estrutura irá beneficiar a todos. "Os futuros agentes dessa casa vão entender a importância e o poder da iniciativa. A FTIP, com a Susipe, transformaram o que era uma ruína em algo que vai ser muito produtivo, como a cozinha onde as internas poderão receber cursos. Vejo algo de muito bom que está ocorrendo dentro da execução penal do Estado e que deve ser mantido", afirma.

 

De acordo com o diretor de Reinserção Social da Susipe, Belchior Machado, esse é um espaço importante para a realização de cursos profissionalizantes. "A cozinha inaugurada já dará o suporte necessário para a realização do Curso de Culinária Básica, que terá início ainda no mês de Novembro. Precisamos qualificar as mulheres privadas de liberdade para que tenham melhores oportunidades de trabalho e assim consigamos a efetiva reinserção social delas", destaca.

 

Ao final da programação no CRF houve uma visita técnica na Central de Triagem Metropolitana II (CTM II). Na ocasião foram realizadas vistorias nos blocos carcerário, com acompanhamento dos procedimentos implantados. O desempenho da unidade foi parabenizada pelos representantes da execução penal do Estado. 

 

 

Por Vanessa Van Rooijen / Foto: Akira Onuma.