Por meio do programa Territórios Pela Paz (TerPaz) do Governo do Estado, mais uma ação do projeto Feira Livre da Diretoria de Reinserção Social (DRS) da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe) foi realizado. Dessa vez, os produtos foram doados à população carente do bairro da Terra Firma, em Belém, no último sábado (9).
A ação foi uma parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e enquanto as pessoas recebiam assistência médica, ela ganhavam hortaliças cultivadas pelos internos da Colônia Penal Agrícola de Santa Izabel (CPASI), localizada no Complexo Penitenciário de Santa Izabel.
“O Projeto Feira Livre é mais uma iniciativa da Susipe dentro do TerPaz. Todos os produtos são produzidos por custodiados da Colônia Penal Agrícola de Santa Izabel e são vendidos nas Feiras Livres a preços mais baixos do que os aplicados no mercado. Nesta primeira ação do projeto na Terra Firme, decidimos contemplar a comunidade com a doação dos produtos, o que foi muito bem recebido por cada cidadão. Ao mesmo tempo que realizamos a reinserção social de pessoas privadas de liberdade por meio do trabalho, contribuímos de alguma forma com a alimentação das famílias do bairro”, explicou o diretor de Reinserção Social (DRS), Belchior Machado.
A dona de casa, Kelly Macedo, participou da ação para ser receber atendimento médico, mas foi surpreendida. "Cheguei aqui procurando o serviço de saúde, um clínico geral. Recebei o kit doação de hortaliças, que veio com chicória e jambu, e achei muito bom para as pessoas carentes da comunidade. É muito importante o esforço e dedicação de cada interno para estar nesse projeto", disse.
Segundo a coordenadora local do TerPaz Terra Firme, Gabriella Oliveira, as ações foram muito eficientes. “Achei muito incrível essa ação. Super combinou porque foi uma atividade de saúde, então temos que entregar alimentação saudável e a Susipe trouxe as hortaliças para somar com a ação que foi muito boa e eficiente. Todos foram atendidos, obrigada a Susipe, a Sespa e ao Governo do Estado, que tem levado mais cidadania para as pessoas”, afirmou.
Por Fernanda Cavalcante, sob orientação de Vanessa Van Rooijen.